
Nos últimos meses, os países do Caribe eliminaram amplamente os protocolos de viagem da era Covid que exigiam comprovação de vacinação, testes e quarentenas. No início de dezembro, parecia haver apenas um destino que ainda exigia que os viajantes apresentassem comprovante de vacinação: Turks e Caicos.
O destino continuou a proibir a entrada de visitantes não vacinados com 18 anos ou mais – não abre exceções para pessoas com testes Covid negativos.
Mas a adesão a esse protocolo pandêmico não parece prejudicar muito o retorno do destino.
De acordo com o Conselho de Turismo de Turks e Caicos, os dados de chegada de visitantes indicam que as estadias/chegadas por terra nos três primeiros trimestres de 2022 ultrapassaram os níveis de 2019 em 15%, tornando 2022 um dos anos mais fortes de todos os tempos para o destino.
Na verdade, o Conselho de Turismo de Turks e Caicos credita os rígidos protocolos de viagem, bem como uma taxa de vacinação excepcionalmente alta entre a população local, ajudando a impulsionar a rápida recuperação do turismo de Turks e Caicos.
Coluna relacionada: Reinício do Caribe: Ilhas Turks e Caicos
“Por causa disso, os visitantes se sentiram confortáveis em viajar para as Ilhas Turks e Caicos, e nosso número de chegadas se recuperou totalmente”, disse Mary Lightbourne, diretora interina de turismo do Conselho de Turismo de Turks e Caicos.
Vários consultores de viagens ecoaram esse sentimento. Susan Peavey, proprietária da Susan Peavey Travel, com sede em Massachusetts, disse que a demanda pelas ilhas não diminuiu entre sua clientela.
“Turks and Caicos é provavelmente um dos nossos maiores destinos”, disse Peavey. “E os clientes que vão para lá entendem que o destino tem algumas políticas rígidas com a vacinação. Eles não têm problema com isso e, muitas vezes, acho que ficam felizes em saber que quase todo mundo nas ilhas está vacinado. “
Os viajantes para o Caribe nesta época do ano passado se lembrarão das práticas de entrada em camadas que os destinos tinham: a maioria exigia testes Covid negativos; muitos precisavam de formulários de inscrição pré-entrada e comprovante de vacinação; e alguns tinham requisitos de seguro. Além disso, havia o requisito de teste para retornar aos EUA
Turks e Caicos adicionaram sua regra de vacinação em setembro de 2021, mas na época também exigia testes e seguro médico.
Peavey disse que, apesar do pré-requisito de vacinação para viajantes com mais de 18 anos, a entrada em Turks e Caicos hoje permanece bastante direta. Ela citou o fato de já ter eliminado os requisitos mais complexos da Covid em relação a testes, compra de seguro obrigatório e recebimento de autorização de viagem por meio de um portal online.
“Tudo o que você precisa fazer é mostrar seu comprovante de vacinação”, disse Peavey.
Da mesma forma, os hotéis e resorts de Turks e Caicos também relataram falta de resistência quando se trata das regras de vacinação do mercado.
“A resposta dos hóspedes tem sido extremamente positiva”, disse Nikheel Advani, COO e co-fundador do Grace Bay Resorts, que tem um portfólio de luxo em Turks e Caicos que inclui o Grace Bay Club , West Bay Club , Point Grace e Rock House Resort .
De acordo com Advani, os níveis de ocupação de 2022 no Grace Bay Resorts estão no mesmo patamar de 2019, enquanto as taxas dispararam ainda mais do que a marca d’água pré-pandêmica.
“Esperávamos que a demanda diminuísse em 2022 e em 2023 com a abertura da Europa, mas isso não aconteceu, e o ritmo em 2023 é tão forte ou mais forte”, disse Advani, acrescentando que a continuação do mandato de vacinação de Turks e Caicos “elevou a confiança contínua nas ilhas como um destino seguro para viajar.”
O Beach Enclave Turks & Caicos, que tem um portfólio de propriedades “villa-resort” de luxo espalhadas por Long Bay , North Shore e Grace Bay , também viu a demanda continuar a aumentar, reforçada pelo maior interesse em tudo, desde viagens multigeracionais a casamentos e luas de mel a pequenas reuniões corporativas.
“Até agora, nossas vendas futuras estão superando nossas expectativas para 2023, e as perspectivas parecem muito promissoras”, disse Grant Noble, COO da Beach Enclave Turks and Caicos.