Destaques

Em janeiro, número de turistas estrangeiros no país superou em 14,7% índices pré-pandemia

ais de 868,5 mil turistas estrangeiros visitaram o Brasil em janeiro de 2023. O número é o melhor dos últimos quatro anos, superando em 14,7% os índices pré-pandemia, quando cerca de 756,8 mil visitantes estrangeiros entraram no país. Quando comparado ao mês anterior, dezembro, o número mais do que dobrou, chegando a uma alta de 109%. O dado da Polícia Federal (PF) foi divulgado na última segunda-feira (06.03) e celebrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, o número confirma a volta da confiança dos visitantes internacionais no Brasil, como um destino que respeita as diferenças e que preserva o meio ambiente. “Como diz o nosso presidente Lula: Estamos de volta! Estamos de volta com a preservação da Amazônia e dos demais biomas do país, com um governo que respeita a todos os brasileiros, que dá importância ao povo, à nossa cultura, à igualdade étnica e racial. Vamos juntos continuar trabalhando para mostrar o Brasil ao mundo e ampliar ainda mais estes números”, destacou.

De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o Turismo brasileiro retomou suas atividades em 2022 com ritmo abaixo da média internacional, após os impactos da pandemia de Covid-19. O Oriente Médio, com 83%, e a Europa, com 80%, foram os continentes que registraram o maior índice percentual de retomada da atividade turística.

Em 2022, mais de 3,63 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil, segundo dados consolidados pelo Ministério do Turismo. Apesar da alta, o número ainda é 43% menor do que o registrado no pré-pandemia. Segundo o levantamento, os argentinos (1.032.762), os norte-americanos (441.007) e os paraguaios (308.234) foram os que mais visitaram os destinos brasileiros ao longo do último ano. São Paulo (1.505.129), Rio de Janeiro (652.962), Paraná (522.832) e o Rio Grande do Sul (474.474) foram as principais portas de entrada desses viajantes.

Aproximação

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, realizou na última semana uma série de agendas com representantes governamentais e investidores do setor em Portugal e Espanha. Na pauta estavam ações como a atração de turistas europeus e de investimentos para fortalecer e gerar mais empregos e renda para o turismo nacional.

Artigos relacionados
Destaques

Sanciona lei de criação da Rota Turística do Caminho das Missões, no Rio Grande do Sul

O Brasil ganhou mais uma Rota Turística! Foi sancionada a Lei 14.838, de 2024, que aprova a criação da Rota…
Destaques

Maceió recebe fórum internacional de turismo

A capital alagoana recebe, entre os dias 25 a 27 de abril, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, o “Fórum…
Destaques

FliPenedo 2024: Contação de histórias lota o Theatro Sete de Setembro

Com o propósito de despertar o hábito da leitura, a programação da Flipenedo investe no público infantil. Alunos da rede…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :