No interior de Alagoas, o programa de melhorias habitacionais, o Vida Nova na Sua Casa, segue avançando para beneficiar os alagoanos em todo o estado. Em Pão de Açúcar, as obras já começaram e quando finalizadas, vão beneficiar 350 famílias em situação de vulnerabilidade social. O secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Rui Palmeira, conferiu de perto as obras e conversou com moradores. “É um município com temperaturas muito altas. Imagine uma cidade que chega aos 40 graus. Visitamos casas com o teto medindo 1,70 metro, e elevamos o teto, mudamos o telhado, e isso melhorou a qualidade de vida dessa família”, disse o secretário. No interior de Alagoas, o programa de melhorias habitacionais, o Vida Nova na Sua Casa, segue avançando para beneficiar os alagoanos em todo o estado. Em Pão de Açúcar, as obras já começaram e quando finalizadas, vão beneficiar 350 famílias em situação de vulnerabilidade social. O secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Rui Palmeira, conferiu de perto as obras e conversou com moradores. “É um município com temperaturas muito altas. Imagine uma cidade que chega aos 40 graus. Visitamos casas com o teto medindo 1,70 metro, e elevamos o teto, mudamos o telhado, e isso melhorou a qualidade de vida dessa família”, disse o secretário. Fonte: Secom/AL
Equatorial
Os residentes dos municípios de Olho d’Água das Flores e União dos Palmares vão ter a oportunidade de ganhar uma geladeira novinha, de maneira totalmente gratuita, a partir de hoje, terça-feira (14). É que a Equatorial desembarca nas regiões do sertão e zona da mata alagoana com o mutirão Pelo Cliente Todo Dia.
Serviços
Os Serviços que tem disponibilizado diversos serviços gratuitos à população, a exemplo do projeto E+ Geladeira Nova, chancelado pelo Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tem como objetivo a substituição de geladeiras antigas, e que consomem muita energia, por equipamentos modernos e econômicos.
Carro pipa
O Governo de Alagoas decretou situação de emergência em 24 municípios do Semiárido alagoano, em decorrência da estiagem que tem comprometido os reservatórios hídricos locais. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (10) e tem duração de 180 dias, viabilizando a entrada dessas cidades na Operação Carro-Pipa do governo federal.
Municípios
O governador Paulo Dantas informou que, além destes 24 municípios, outros podem ter a situação de emergência decretada após a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizar uma nova avaliação nas demais cidades afetadas pela estiagem.
Agricultura
A equipe da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seagri) participou, na última sexta-feira (10), de um Dia de Campo realizado pela Prefeitura de Poço das Trincheiras, que apresentou dois sistemas de criação de peixes em recirculação de água. A tecnologia é aplicada pela Secretaria Municipal de Agricultura e foi instalada no Sítio Caiçara.
Tilapia
O programa possui dois sistemas de criação de tilápia, com baixo custo de manutenção e rápido retorno financeiro para piscicultores familiares. Os projetos apresentados são indicados para pequenos produtores que possuam áreas com menor disponibilidade de água e utilizam pouco espaço físico na propriedade.
Arapiraca/água
Um novo conjunto motobomba adquirido pela empresa Agreste Saneamento será instalado na última sexta-feira (10), na captação de água bruta do Sistema Coletivo do Agreste, no rio São Francisco, em São Brás. A captação opera com apenas um equipamento desde o dia 27 de fevereiro e, por essa razão, fornece 50% do volume normal de água.
Maceió/BRK
A Prefeitura de Maceió autuou, a empresa BRK Ambiental por despejar esgoto na rede de drenagem da Rua Hélio Pradines, localizada na Ponta Verde. O problema foi identificado nesta semana durante o trabalho de inspeção da Operação Línguas Sujas, realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet).
BRK/esgoto na praia
Durante a ação, fiscais da Sedet constataram que existe uma ligação que está lançando esgoto diretamente no sistema de drenagem. De acordo com a Seminfra, o esgoto e a água que estão sendo depositados de forma irregular no sistema de drenagem são provenientes de uma escola particular existente na região. No entanto, segundo a Sedet, a instituição não possui responsabilidade pela irregularidade.
Infração
A responsabilidade por essa infração, reforça Seminfra e Sedet, é da concessionária de saneamento básico da região, a BRK Ambiental. Os dejetos lançados acabam transportados pela tubulação de águas pluviais, e desaguam no mar, formando as chamadas línguas sujas.