Destaques

MTur e CNC assinam acordo para impulsionar Turismo

Uma parceria firmada entre o Ministério do Turismo e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) dará mais competitividade aos destinos turísticos brasileiros e contribuirá para o desenvolvimento do setor no país. O acordo foi assinado pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro, pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros, e também pelo presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da entidade, Alexandre Sampaio.

O acordo terá a atuação em três eixos complementares. Um deles é a disseminação da metodologia dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que visa a transformação dos destinos brasileiros em locais com inovação, acessibilidade e melhoria de governança.

“Os DTI’s são uma prioridade para a minha gestão. Inclusive acabo de chegar da Espanha, onde assinei um memorando de entendimento com o governo espanhol, para fortalecer essa metodologia em nosso país. Inclusive, devemos lançar nos próximos dias um edital chamando novas cidades para participarem da iniciativa”, comentou a ministra Daniela Carneiro.

A economia criativa também será foco desta parceria, com a implementação da Rede Brasileira de Cidades Criativas, inspirada na Unesco, e que utiliza a gastronomia, a música, o artesanato, entre outras atividades como diferencial competitivo. Neste campo está previsto, ainda, a criação de um hub digital que vai permitir a inserção de dados e informações sobre as cidades da rede.

“Estamos muito felizes em receber a ministra aqui nesse contexto de assinar um acordo que certamente será fundamental para o turismo que é uma atividade tão importante para a nossa economia”, avaliou Alexandre Sampaio.

Por fim, será elaborado um Plano Estratégico de Inteligência de Mercado voltado ao desenvolvimento de um Sistema Nacional de Inteligência Turísticas com dados orientadores para as ações desenvolvidas pelo MTur.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, aproveitou a oportunidade para reforçar o potencial econômico da atividade turística. “Poucos países têm o potencial turístico que o Brasil tem e precisamos alavancar essa atividade que responde a 8% do PIB e que tem um potencial para ser ainda mais. O grande caminho para o Brasil é o turismo”, afirmou.

A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, reafirmou como a atividade será crucial para uma de suas pautas prioritárias. “Esse acordo será um importante indutor das atividades de qualificação. Acredito que o Sistema S será crucial nessa missão de elevar nossa atividade a um novo patamar. Estou muito feliz com essa parceria que mostra que estamos no caminho certo”, finalizou.

Artigos relacionados
Destaques

Outono começa hoje: conheça destinos perfeitos para curtir a estação e como viajar de ônibus por preços até 50% mais baixos

O outono começa hoje (20) no Brasil, estação com temperaturas mais amenas e clima seco, combinação que geralmente rende dias…
Destaques

Embratur e prefeitura do Rio se aproximam para impulsionar inovação no turismo

O Rio de Janeiro receberá, entre os dias 1º a 4 de maio, o Web Summit, maior evento de inovação…
Destaques

Museu da Imagem e do Som recebe exposição "Arte é tudo, tudo é Arte" do artista plástico Adrian Melo

O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) recebe, entre os dias 3 a 30 de abril, a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :