Os prefeitos têm que se conscientizar sobre a importância da implementação de uma política municipal de resíduos sólidos atrelada à criação de uma estrutura de ouvidoria e de fiscalização para coibir o descarte inadequado de resíduos sólidos pelos geradores. Vários Municípios instituem suas políticas de resíduos e códigos de limpeza urbana, definindo claras responsabilidades aplicáveis aos vários geradores de resíduos existentes dentro do território, como os domicílios, pequenos e grandes comércios e da construção civil, inclusive o próprio poder público. Mais que estabelecer os direitos e deveres, a legislação municipal pode definir multas e sanções para os geradores que destinam seus resíduos em desacordo com a norma, como aqueles que promovem o descarte inadequado de resíduos sólidos urbanos (RSU) e da construção civil (RCC), vulgarmente conhecido como entulhos. A ideia é uma atuação inicial informativa e no sentido de educação da população, visando a redução de impactos ambientais. Porém as multas também servem como mecanismos para coibir e inibir práticas ilegais, também desempenhando papel educativo com os munícipes, num segundo momento. É preciso ter um órgão fiscalizador em todos municípios para coibir os abusos cometidos. Em Maceió o aterro sanitário continua sendo um grande problema ambiental e de saúde pública e por isso a mesma empresa que administra o local responde a diversos processos na Justiça. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas já recomendou o encerramento do aterro sanitário, mas até agora o local continua sendo um problema para o meio ambiente e para os moradores que residem próximos.
Palmeira dos Índios
Sem mandato, a ex-deputada estadual Ângela Garrote tenta continuar em cena na política de sua região entre os municípios de Estrela de Alagoas e Palmeira dos Índios. A luta é tentar ficar sempre em evidência para não se perder no esquecimento. Ângela Garrote deseja disputar a prefeitura de Palmeira dos Índios, contra o sucessor do falante “imperador” Júlio César, um excpert em ficar do lado de todos.
Biodiesel/bolsonarista
O polêmico Chico da Capial, bolsonarista doente, esteve andando em Brasília em busca de apoio para mais um projeto revolucionário. Desta vez em busca de dinheiro público para bancar um projeto de biodiesel. Chico. Bolsonarista busca obter do governo do PT também ajuda para o perdão de dívidas de 800 produtores rurais, muitos que embarcaram em outros projetos “revolucionários”
Ministro do STJ
Alagoas poderá emplacar mais um ministro do STJ. Desta vez é o desembargador e revolucionário Tutmés Airan. As articulações políticas para sua indicação por parte do presidente Lula, estão a todo vapor. Tutmés Airan é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Alagoas, ex-militante do Movimento Estudantil que fez história na resistência à ditadura militar.
Maceió/candidato
O ex-secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro, tem tudo para ser o candidato a prefeito com o apoio do senador eleito e ministro dos transportes, Renan Filho. Segundo os bastidores, Santoro tem um projeto de governo que pode transformar Maceió, numa das capitais mais modernas do Brasil.
Arapiraca/Câmara
O vereador Thiago ML, continua sendo o presidente da Câmara de Arapiraca, enquanto tramita o processo que julga as eleições do também vereador Sérgio do Sindicato. O embate entre o Thiago ML e o prefeito Luciano Barbosa, está paralisando projetos importantes na Casa Hebene de Mello. Semana passada o orçamento do município foi aprovado sob duras penas.
Brito/Turismo e educação
O deputado federal Rafael Brito é um dos mais irrequietos da bancada federal alagoana. O deputado faz parte de duas importantes comissões: educação e outra de turismo. O parlamentar tem expertise nas duas áreas e promete movimentar bastante os trabalhos na Câmara Federal. Rafael Brito é um dos nomes que compõem a lista de candidatos a prefeito em Maceió, com o apoio de Renan Filho.
Maragogi/eleições
O ex-prefeito Marcos Madeira, declarou em entrevista que o grupo político de Maragogi, comandado pela ex-vereadora Elba Vasconcelos e seus filhos Gabriel e Daniel, não farão parte do grupo político que ele está formando para disputar a eleição para prefeito em 2024. Segundo ele, “os Vasconcelos” são amigos do poder e ele não deseja mais eles na prefeitura, caso seja eleito prefeito de Maragogi.
Maragogi/governo
Em contrapartida, os Vasconcelos buscam o apoio do governador Paulo Dantas para uma possível candidatura de Gabriel ou Daniel Vasconcelos. A estratégia é fazer frente ao apoio do presidente da Assembleia, Marcelo Vitor, a Marcos Madeira. Segundo os observadores políticos, atualmente Madeira é o favorito na disputa pela prefeitura, já que o prefeito Sérgio Lira ainda não apontou um nome para ser seu sucessor.
Porto de Pedras/eleições
O nome apontado pelo prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, para ser seu sucessor era o vereador Mandico, que sempre está colado como o prefeito em solenidades. Contudo, segundo os bastidores, Mandico foi colocado na gaveta do esquecimento, porque não conseguiu apresentar a aceitação popular. Um novo nome será apresentado e segundo os bastidores é um empresário da região que promove o desenvolvimento do turismo.