A edição de fevereiro do Informativo CNM de Mercado de Trabalho indicou a criação de 232 mil vagas de empregos com carteira assinada. O acompanhamento é feito mensalmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com base nas novas oportunidades formais instituídas nos 5.568 cidades e divulgadas pelo Novo Caged. Confira as informações completas do levantamento aqui. A Edição 2/2023 do Informativo CNM de Mercado de Trabalho identificou 1.893.541 de oportunidades e 1.661.549 desligamentos, o que sinaliza saldo positivo de 231.992 postos de trabalho em todo o país. O estudo também permite levantar que seis em cada dez cidades (3.313 de 5.568) apresentaram criação líquida de empregos com carteira assinada. No entanto, levando em conta o acumulado dos últimos 12 meses, o cenário é de queda de 31%, sendo criados 1,7 milhão empregos, enquanto no ano anterior ocorreram 2,5 milhões de contratações. Já em relação ao mês anterior foram 41,9 milhões de ocupações em fevereiro, representando um crescimento de 0,6% quando comparado com janeiro. O crescimento mensal mais acentuado ocorreu nos pequenos Municípios (1,1%), mas todas as regiões tiveram alta no mercado de trabalho formal em fevereiro. A criação de novas vagas de emprego é um importante indicador da atividade econômica municipal. As edições anteriores do Informativo CNM de Mercado de Trabalho podem ser acessadas na Biblioteca Digital da CNM. FONTE: CNM
Pão de Açúcar
A Secretaria de Educação de Pão de Açúcar através do Núcleo pedagógico de Educação Infantil em parceria com o Selo Unicef e Secretaria de Saúde, promoveu vivências com a temática higiene e saúde do Programa de Lavagem de Mãos. Apesar de ser um hábito básico, higienizar as mãos é ação importante e deve ser feita de forma correta, pois vírus e bactérias presentes em toda a parte, principalmente nas mãos, são responsáveis pela transmissão de doenças.
Emendas
O governo federal pagou na semana passada aos Municípios o valor de R$ 1,6 bilhão referente às emendas especiais que estavam atrasadas, ainda do exercício de 2022. A promessa era que o pagamento seria no valor de R$ 3 bilhões de emendas (que inclui ainda as emendas de relator). Desta forma, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta aos Entes locais sobre como identificar o valor.
Destinação
A CNM explica que essas emendas são recursos de emendas indicadas individualmente por parlamentares a Municípios e Estados sem destinação específica, ou seja, os recursos poderão ser utilizados em projetos diversos, para investimentos ou custeio, sem necessidade de vincular sua execução a instrumentos prévios (convênios ou contratos de repasse).
Plataforma
Para o Município saber quanto de emendas irá receber, basta acessar o Conteúdo Exclusivo da CNM na Plataforma Êxitos. Pela ferramenta, é possível identificar o nome do parlamentar que destinou a emenda e o valor. Para saber o que fazer com o recurso de emendas especiais, a Confederação elaborou perguntas e respostas que podem auxiliar os gestores na execução do recurso.
Maragogi
A Secretaria Municipal de Assistência Social recebeu a visita dos discentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Na ocasião, os estudantes puderam conhecer os serviços ofertados à população maragogiense e a rede de cuidados em saúde do município.
Sedics/carteiras
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviós entregou esta semana 17 carteiras de artesãos para integrantes do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), em Maceió. A ONG oferece serviços jurídicos, psicológicos e assistenciais para alagoanas em situação de vulnerabilidade. A secretária Caroline Balbino disse que ações como esta são importantes para valorizar o trabalho do CDDM.
Coruripe
Em alusão ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo, a Secretaria de Saúde de Coruripe através do Cantinho do Autismo (Espaço da Secretaria voltado ao atendimento do autismo), vem realizando diversas ações, com o foco em levar informações para a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Coruripe 2
O Cantinho do Autista promoveu uma palestra com o tema: Mais Informação Menos Preconceito, ministrada pela fonoaudióloga Taylline Feitosa e pela psicóloga Jacielly Souza. O momento contou com a participação dos alunos de 8º e 9º da Escola Cláudio Daniel e de pais de crianças autistas.
Coruripe
A Secretaria de Cultura de Coruripe realizou o Recital de Páscoa com o Coro Vozes de Coruripe na Igreja Matriz, trazendo um grande espetáculo musical para o município.
Foi um momento lindo e emocionante com muita música e paixão voltada para esse momento tão especial que é o tempo de Páscoa.