As prefeituras receberam a primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) com queda de 10% em relação a mesma do ano passado. Contudo, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), “embora o repasse esteja em queda, a expectativa para o mês, de acordo com dados disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), é de um crescimento de 12,6% em relação a abril de 2022. Porém, para esse resultado se concretizar, análise da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que os dois próximos decêndios devem, juntos, apresentar um crescimento superior a 42%”. Os valores, já estão nas contas das prefeituras nesta segunda-feira e somam R$ 5.411.600.475,19, já descontada a retenção do Fundeb. A análise da CNM, portanto, tranquiliza aos prefeitos e afasta qualquer medida de cortes, ou paralisação de obras e ações sociais, já que as perspectivas são as melhores possíveis. O mês de abril, deverá terminar com um crescimento de 42% em relação ao ano passado. Vale lembrar ainda que as prefeituras conquistaram 30% extra de FPM, sendo 1% em julho, setembro e dezembro. O ano também se apresenta bastante positivo de 12% em relação a 2022, demonstrando um cenário bastante animador, como foi ano passado, quando os municípios encerraram o ano fiscal com 36% de aumento real do FPM. Diante da análise os prefeitos só têm a comemorar.
Municípios/esporte
Dois dias de muito conteúdo, interação, projetos, premiações e a certeza do surgimento de novas políticas públicas para o setor esportivo em Alagoas. Este foi o saldo do Fórum de Gestores Municipais do Esporte de Alagoas promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), nos dias 5 e 6 deste mês, no Centro de Inovação, em Maceió.
Maragogi/fiscalização
A qualidade dos serviços prestados é uma das garantias de que o visitante retorne ao destino turístico. Pensando nisto e na importância do fomento à atividade na região, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) de Alagoas, o Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas e a Prefeitura Municipal, promoveu uma ação de fiscalização na manhã em Maragogi.
Maragogi/coletivos
Veículos de transporte turístico, como ônibus, vans e micro-ônibus provenientes de outros estados foram observados para garantir o cumprimento às leis federal de número 8.623 e a estadual 6.943, que estabelecem a obrigatoriedade de guia de turismo regional em excursões, passeios e viagens por Alagoas.
Penedo
A prevenção é a melhor opção para cuidar da saúde, pensando nisso a Prefeitura de Pendo iniciou a campanha de vacinação contra a Influenza, desde ontem. Se você faz parte dos grupos prioritários, procure o posto de saúde mais próximo e fique protegido dos vírus da gripe.
Coruripe
A Prefeitura de Coruripe, através Secretaria de Assistência Social, realizou mais uma entrega do Programa Coruripe Social, onde foram entregues 750 cestas básicas para as famílias na Semana Santa. A Prefeitura de Coruripe segue trabalhando para melhorar a vida de todos e garantir o alimento na mesa das famílias Coruripenses.
Coruripe/autismo
Em alusão ao Abril Azul, a Secretaria Municipal de Saúde de Coruripe, através do Cantinho do Autismo (Espaço da Secretaria voltado ao atendimento do autismo), promoveu uma palestra com o tema: Mais Informação Menos Preconceito, ministrada pela fonoaudióloga Taylline Feitosa e pela psicóloga Jacielly Souza com o foco em levar informações para a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Olho d’água do Casado
A Prefeitura de Olho d’Água do Casado, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher, distribuíram para os idosos e as crianças usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)e do Programa Criança Feliz, os deliciosos ovos da Páscoa. A ação acontece todos os anos, onde a equipe dos núcleos falam da importância da Páscoa e garante para os usuários o tão sonhado e desejado ovo da Páscoa.
Pilar/alfabetização
Chegou o programa que é uma verdadeira força-tarefa para alfabetizar todos os pilarenses que ainda não sabem ler e escrever e por isso hoje o Programa Vale Letra: Ler e Escrever Vale Muito, que dará até mil bolsas mensais de R$ 120 para pessoas analfabetas absolutas, maiores de 15 anos de idade e que ainda não estejam matriculadas na rede pública de educação.
Pilar/futuro
Precisamos garantir a perspectiva de um futuro digno para todos, e isso só é possível por meio da educação. É dessa forma que trabalhamos desde o início: com políticas públicas capazes de mudar, para melhor, a vida do pilarense.