Os municípios que possuem atividades de exploração mineral arrecadam milhões em impostos e poucos sabem disso. Maceió, Marechal Deodoro, Pilar, São Miguel dos Campos, Roteiro, Arapiraca e Craíbas estão entre estes municípios em Alagoas. Contudo, Craíbas é considerado o mais privilegiado porque proporcionalmente recebe mais recursos da Mineração de cobre. Este mês houve um problema no sistema que faz o repasse da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), referente ao primeiro trimestre ainda não foi creditado nas contas dos municípios em função de instabilidade no sistema operacional, segundo informações da Agência Nacional de Mineração (ANM). Segundo a Agência a situação retomará a normalidade dos repasses na próxima semana. A CNM destaca que, normalmente, o recurso é creditado de forma mensal aos Municípios, pelas contas no Banco do Brasil (BB), até o último dia útil do mês, conforme demonstrativo público de transferências constitucionais do BB. Para mais orientações a respeito do assunto, a Confederação dispõe de diversas Notas Técnicas para orientar os gestores tanto sobre apuração para recebimento da Cfem, celebração de convênios e acompanhamento de receitas. As publicações estão disponíveis na Biblioteca da Entidade. Orientações aos Municípios afetados pela presença de estruturas de mineração que viabilizem o aproveitamento industrial da jazida – APURAÇÃO 2020 para recebimento da CFEM .Orientações para Celebração de Convênio com a Agência Nacional de Mineração para Fiscalização da CFEM e da Lavra Mineral Cfem e o acompanhamento da receita na plataforma BI – Observatório da Cfem com orientações sobre convênio para fiscalização da Cfem e da Lavra Mineral
Maragogi/limpeza
A Prefeitura de Maragogi vem realizando ações preventivas para evitar inundação durante o período de chuvas que se aproxima. Desta vez, o serviço acontece no trecho do Rio Salgado, em São Bento, onde as máquinas da prefeitura estão retirando o lixo e removendo os bancos de areia que represam e atrapalham o ritmo das águas.
Maragogi/aniversário
Maragogi comemora no próximo dia seus148 anos de Maragogi, de emancipação política. Vai ser uma festa linda, regada de muita música e uma explosão de alegria, do jeito que o maragogiense gosta. Na programação tem a farra MARA ao som de Sandy e Marckelyne, Berg Rabelo e Mari Fernandez.
Olho d’água do Casado
A prefeitura de Olho d’água do Casado realizou reunião com a equipe da Guarda Municipal para reforçar a segurança nas escolas da Rede Municipal de Olho d’Água do Casado-AL. Todos os municípios estão se unindo numa corrente de ações preventivas, assim como juntando informações sobre quem está jogando nas redes sociais incitação a ataques à escolas.
Penedo
A atriz penedense Daniela Cattívaz realizou uma grande apresentação no palco do Theatro Sete de Setembro, em Penedo, onde fez sua primeira encenação, atuando no clássico Auto da Compadecida durante edição do Intercâmbio Teatral Estudantil (ITE).
O retorno aconteceu com a peça A Infância da Inocência, primeiro trabalho autoral de Daniela Cattívaz.
Arapiraca
Os professores e alunos da rede municipal de ensino em Arapiraca terão, a partir de agora, o acompanhamento de um departamento voltado exclusivamente para o apoio na área da psicologia no ambiente escolar. O prefeito Luciano Barbosa autorizou a Secretaria Municipal de Educação na criação da Superintendência de Apoio Psicológico.
Arapiraca/câmara
O presidente da Câmara de Arapiraca, vereador Thiago ML (PROS), promulgou o projeto de lei que reajusta para R $500 o valor do Auxílio Moradia para as famílias carentes. Antes da aprovação da matéria pelo parlamento, os beneficiários recebiam cerca de R $300. O novo valor passa a vigorar com data retroativa ao dia 1 de fevereiro.
Arapiraca/tumulto
O clima de guerra entre a base de sustentação do prefeito Luciano Barbosa e o presidente da Câmara, Thiago ML vem causando problemas para o bom andamento dos trabalhos legislativos. Na última terça-feira foram suspensos pro total falta de consenso para dar andamento a pauta ordinária
Pão de Açúcar
A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar e o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, estiveram realizando na Ilha do Ferro o projeto “Ilha Criativa”, que busca planejar, fomentar e desenvolver ações que fortaleçam o associativismo, a cooperação, o turismo, a cultura e a sustentabilidade.