Esta terça-feira, 18 de abril, os 25 museus, monumentos e palácios geridos pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) têm entrada gratuita, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
Promovido pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS), o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é, este ano, dedicado ao tema “Património e Mudança “, motivando também várias iniciativas especiais nos monumentos envolvidos.
“No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios o objetivo é sensibilizar o público
para a diversidade, a capacidade de resiliência, a inovação e a contemporaneidade do património cultural e, simultaneamente, apelar à sua salvaguarda e divulgação”, indica a DGPC, num comunicado enviado à imprensa.
Todas as atividades incluídas na celebração de 2023 do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios podem ser consultadas online aqui, estando disponível mais de uma centena e meia de atividades de norte a sul do país, incluindo as ilhas, a maior parte das quais decorre entre 18 e 23 de abril.
Abrangidos estão vários espaços sob gestão da DGPC, assim como da Rede Portuguesa de Museus, autarquias, associações recreativas, coletividades e demais entidades.
Esta terça-feira, 18 de abril, está também previsto o encontro “Património e Mudança”, organizado pela DGPC em colaboração com o ICOMOS, e que decorrerá entre as 10h00 e as 13h00, no ISCTE-IUL, em Lisboa, com abertura a cargo de Rita Jerónimo, subdiretora-geral do Património Cultural, e de Soraya Genin, presidente do ICOMOS Portugal.



