Cotidiano

Prefeitura capacita educadores da rede municipal sobre estratégias de inclusão para alunos autistas

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, realizou, na quinta-feira (20), no Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), um curso de formação em como lidar com estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O curso foi ministrado pela gerente do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva, Sandra Cazuza, e mostrou aos público participante métodos de abordagens e técnicas para um contato eficaz e possa ser um ponto de partida para uma aproximação com o aluno ou aluna.

Então, reconhecer as suas individualidades, explora a fala e o recursos visuais e avaliar os limites e possibilidades da sensibilidade auditiva, além de dos cuidados com os excessos de estímulos e a sensibilidade tátil foram alguns das técnicas passadas aos cuidadores e cuidadoras da Rede Municipal de Ensino.

“Toda criança tem a sua particularidade, e trata-la com compreensão e respeito são os segredos para uma aproximação mais eficaz com o aluno ou aluna. Cada aspecto e individualidade devem ser percebidos. A sensibilidade do toque ou da audição são feitios analisados para uma melhor interação e inclusão social com cada um”, apontou a gerente Sandra Cazuza.

Texto e foto: Ascom Arapiraca

Artigos relacionados
Cotidiano

Arapiraca: o que fazer no final de semana? confira programação de espaços públicos, bares e eventos culturais

O final de semana em Arapiraca é repleto de cultura, arte e lazer. Pensando nisso, a Secretaria de Cultura, Lazer…
Cotidiano

Ziane Costa visita nova escola que atenderá cerca de 400 alunos no ensino em horário integral

Na terça-feira, 12, a prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, visitou as obras da nova Escola Municipal de Educação Básica…
Cotidiano

Empresa alagoana inova na geração de energia limpa a partir da redução de material aterrado

A Alagoas Ambiental inicia o ano de 2025 com indicadores de crescimento expressivos. Não apenas nas atividades desenvolvidas, mas principalmente…