A Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) promove o segundo Fórum Regional Participativo do novo Plano Plurianual (PPA) do Governo de Alagoas. O evento é aberto ao público e vai ocorrer na quarta-feira (3), a partir das 9h, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Penedo. Os fóruns regionais participativos têm o objetivo de ouvir a sociedade para a construção do PPA – principal mecanismo de planejamento governamental para os próximos quatro anos. A iniciativa é aberta à participação da comunidade escolar, profissionais da saúde, líderes comunitários, prefeitos da região, Poder Legislativo dos municípios, conselhos, sindicatos e a população, organizada ou não. Para o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino, os fóruns participativos vão potencializar a aproximação do governo com os alagoanos e reforçar o compromisso com o trabalho transparente e compreensível. “Estamos percorrendo os municípios e mobilizando as equipes com a intenção de que toda sociedade alagoana se sinta protagonista no governo”, disse o gestor. O primeiro fórum ocorreu em União dos Palmares na última quinta-feira (27), outras oito cidades-pólo serão contempladas: Penedo, Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Maragogi, Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema. A programação completa com os dias e locais da realização dos fóruns está no site ppa.al.gov.br
PPA Online
Ainda com a finalidade de incentivar a participação popular, a Seplag conta com o auxílio da plataforma PPA Online. Nela, os alagoanos podem sugerir melhorias em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, emprego, ciência, inovação. Para contribuir, basta acessar o endereço eletrônico ppa.al.gov.br, clicar na aba PARTI
Maragogi
Em Maragogi de forma online, o III Encontro da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente da região norte de Alagoas, com o tema: “Fortalecimento da Rede de Defesa e Proteção de Crianças e Adolescentes”. O evento foi exclusivo para os integrantes da rede de proteção às crianças e aos adolescentes dos municípios de Maragogi, Barra de Santo Antônio, Campestre, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Matriz de Camaragibe, Paripueira, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.
Japaratinga
A Prefeitura de Japaratinga entregou os certificados dos concluintes dos cursos de camareira, recepcionista e meio de hospedagem. Os cursos foram realizados graças a parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur). Segundo o prefeito Deo, mais cursos serão promovidos para qualificar trabalhadores para atividade do turismo.
IGPS/maio
O Instituto de Gestão de Políticas Públicas e Sociais (IGPS) preparou uma grande programação para comemorar as mães. O IGPS vai distribuir prêmios através de sorteios. Na agenda do Instituto estão os seguintes municípios: CAMPESTRE: 09/05; JACUIPE: 10/05 as 14h; BRANQUINHA: 10/05; ROTEIRO: 10/05; BARRA STO ANTÔNIO 12/05; NOVO LINO: 13/05; PENEDO: 13/05; PARICONHA: 14/05; PALMEIRA: 14/05; PIRANHAS: 16/05.
Sertão
Bibliotecários, museólogos, gestores e funcionários de bibliotecas e museus da região do Alto e Médio Sertão alagoano, no município de Pão de Açúcar, do VI Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e I Encontro Regional de Museus. O evento foi promovido pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), por meio do Sistema Alagoano de Museus (SAM) e Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas (SBPEAL).
Municípios
Ao todo, 11 municípios participaram da ação: Jaramataia, Dois Riachos, Ouro branco, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Maravilha, Arapiraca, Lagoa da canoa, Jacaré dos homens, Pão de Açúcar, Piranhas e Olho D’água das Flores. O grupo foi recebido pela coordenadora do SAM e SBPEAL, Mira Dantas, que realizou uma oficina de organização de acervos bibliográficos e museais e um bate-papo sobre desafios na manutenção desses equipamentos nas cidades.
Coqueiro Seco/educação
O Governo de Alagoas inaugurou, as obras de reforma da Escola Estadual Cônego Amando Gusmão, localizada no município de Coqueiro Seco, região metropolitana de Maceió. Orçada em R$ 1,3 milhão, a reforma vai beneficiar 335 alunos da rede estadual, conferindo melhores condições de trabalho aos profissionais daquela unidade de ensino.
Coruripe/Segurança
A partir de hoje, 20 escolas e 06 extensões de Coruripe passam a contar com mais um equipamento para reforçar o protocolo de segurança. Serão usados detectores de metais para serem usados nas portarias das unidades de ensino. Segundo a secretária de educação Cintya Alves todas as unidades vão receber os detectores de metais.
Coruripe/escolas
As escolas maiores neste primeiro momento vão receber dois e as menores, um. Mas, a depender da demanda poderemos comprar mais equipamentos. Vamos aguardar o que vai acontecer na primeira semana, a depender, uma nova compra para incrementar a quantidade vamos realizar”, explicou a secretária de Educação de Coruripe, Cintya Alves.