
“Apesar de haver menos 9,7% de escalas de navios de cruzeiros, em comparação com o mesmo quadrimestre do ano passado, há que salientar o crescimento no número de passageiros, qualquer coisa como mais 154 mil passageiros que em 2022, quando o número foi de 140. 009 passageiros”, a informação foi dada pelo secretário Regional da Economia da Madeira sobre a movimentação no Porto de Funchal.
“O movimento de passageiros deste quadrimestre fica também acima, dos números apurados antes da pandemia, pois nos primeiros quatro meses de 2019 registou-se um movimento de 288 090 passageiros,” referiu ainda Rui Barreto.
O governante que tutela os Portos da Madeira, citado pela mesma fonte realçou que “estamos muito satisfeitos com a evolução deste setor e também pelo facto, de estarmos a receber novos navios, o que significa uma clara aposta das companhias no nosso destino”, para adiantas que “só neste mês de abril recebemos quatro navios em primeira escala e em maio estima-se a chegada de outros dois”, afirmou.
Rui Barreto reafirmou que o turismo de cruzeiros “continua a ser uma aposta do Governo Regional da Madeira não só pelo que os navios de cruzeiro significam tradicionalmente para os funchalenses, mas sobretudo, pelo que representam para a economia da região”, para recordar que “o impacto anual do turismo de cruzeiros na nossa economia está avaliado em mais de 50 milhões de euros”, finalizou.