Desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), em parceria com o Governo de Alagoas e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o Observatório de Políticas Públicas de Alagoas será entregue no próximo dia 12. O projeto visa criar uma plataforma aberta com dados, informações e indicadores alinhados às agendas globais de desenvolvimento sustentável, especialmente à Agenda 2030 e à Nova Agenda Urbana. A decisão foi tomada em reunião realizada nesta terça-feira (2), entre o governador Paulo Dantas e membros do ONU-Habitat. Serão entregues também a Sistematização de Programas Estratégicos e o Laboratório de Planejamento e Projetos. O Observatório vai permitir acompanhar o desenvolvimento dos municípios alagoanos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promover a tomada de decisão e o monitoramento das políticas públicas de Alagoas a partir de evidências. Por meio dela serão produzidas, ainda, análises temáticas para apoiar políticas públicas setoriais e, assim, melhorar o atendimento aos cidadãos e cidadãs alagoanas. Desde 2017, o ONU-Habitat atua em parceria com o governo de Alagoas na elaboração de diagnósticos, estratégias e ampliação das capacidades técnicas que contribuam para o desenvolvimento urbano sustentável. A agência tem cooperado com dados, informações e diretrizes para apoiar os atores na implementação de iniciativas que melhorem os indicadores urbanos e socioeconômicos locais, sobretudo dos assentamentos mais precários de capital, Maceió, e que agora serão expandidos para outros municípios do estado.
SEDICS/Viçosa
O Governo de Alagoas, através das Secretarias de Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), de Agricultura (Seagri), da Cultura (Secult) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), apoiou a realização da 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa de Viçosa, realizada nos dias 28, 29 e 30 de abril.
Barra de São Miguel
A prefeitura da Barra de São Miguel, gestão Biu de Lira, através da secretaria de turismo, está transformando a imagem de diversos prédios públicos com arte em toda cidade. Várias fachadas de imóveis receberam pinturas temáticas coloridas que deram mais vida às ruas.
Delmiro/saúde
A Secretaria de Saúde de Delmiro Gouveia está atenta para promover a saúde da população. Diante do aumento de casos de dengue em todo o Nordeste, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti estão sendo intensificadas pelo setor de endemias. As ações envolvem pontos estratégicos em todo o município e é muito importante para evitar a transmissão de dengue, zika e chikungunya.
Delmiro/agricultura
A secretaria municipal de agricultura de Delmiro Gouveia, em parceria com o SENAR, o Curso Básico de Avicultura: Manejo Alimentar, sanitário e reprodutivo, na modalidade FPR (Formação Profissional Rural). O curso contou com a participação de produtores do Assentamento Maria Cristina, Genivaldo Moura, Mandacaru, Cruz, Turco, Falcão e Lagoinha.
Arapiraca
A Segunda etapa da urbanização da Ciclovia do Trabalhador está a todo vapor. O prefeito Luciano Barbosa e o deputado federal Arthur Lira, assinaram a ordem de serviço no último sábado. A expectativa é grande da maior obra de mobilidade urbana de Alagoas, que vai da AL-220 e cruza até mesmo a AL-115.
Arapiraca/agricultura
A prefeitura de Arapiraca acaba de lançar o Programa Terra Pronta, que vai beneficiar os agricultores familiares da terrinha com a aração de suas terras. É no campo que as coisas acontecem e, em Arapiraca, o Poder Executivo está investindo da zona rural a zona urbana para o nosso crescimento.
Porto Calvo
O sofrimento com a falta d’água persiste para muitos moradores de Porto Calvo. Em algumas localidades da cidade do Norte de Alagoas o líquido não chega nas residências há sete dias e a reclamação tem sido muito grande por parte dos moradores afetados. Nos locais mais atingidos a situação é de total revolta da população. No bairro Centro, ainda não chegou água como também algumas localidades como Toca da Raposa e a região da Antiga Rodoviária.
Palmeira dos Índios
A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, acelera o ritmo das obras de revitalização do Lago do Goiti e da Praça Moreno Brandão, no Centro da cidade. O trabalho, que nesta semana está concentrado na ilha, se transformará em um espaço de convívio coletivo e área de lazer.