Notícias

Tradição regional: grupos de dança de Arapiraca são homenageados pela prefeitura

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, continua reconhecendo os fazedores de cultura do município com o selo “Aqui se faz Cultura”, uma homenagem simbólica da gestão municipal. Dessa vez, os homenageados foram os grupos de dança “Balança, mas não cai” e “Xaxado Nação Cangaço”.

Os dois grupos fomentam na cidade, duas das mais tradicionais danças e manifestações artísticas do nordeste: o coco de roda e o xaxado, respectivamente. O secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington de Magalhães, enalteceu a iniciativa do projeto, que ocorre na gestão Luciano Barbosa. “Nosso prefeito é um grande apoiador da cultura local e esse reconhecimento tem sido fundamental para os grupos aqui de Arapiraca. São eles que mantém vivas as nossas tradições”, disse. 

Os dois grupos são coordenados pelo fazedor de cultura, Eduardo Kellvy. O grupo de coco de roda é filho do bairro Santa Edwiges, e desde 2008 segue mantendo a tradição Alagoas afora, com os sapateados sincronizados e muitas palmas e amor pela dança. Já o Xaxado Nação Cangaço nasceu em 2018 e é o único grupo do gênero artístico em Arapiraca. 

“São momentos como esse que é um combustível a mais para continuarmos com o nosso trabalho, fácil não é e nunca será. A luta é muito grande mais o amor pela Cultura prevalecerá e vamos disseminar a nossa Cultura Nordestina pelos quatro cantos do nosso Brasil”, disse.

O selo busca reconhecer e dar visibilidade aos fazedores da arte em seus símbolos, rituais e memórias, e reforça a manutenção das riquezas de Arapiraca. A gestão municipal vai continuar homenageando esses grupos e espalhando o selo pelos quatro cantos da cidade.

Por: Ascom Arapiraca

Artigos relacionados
Notícias

Governo britânico estuda novo aumento de 25% na taxa da ETA

O sistema eletrônico de autorização de entrada pré-viagem, introduzido pela primeira vez em 2023, é atualmente obrigatório para viajantes de…
Notícias

Saúde, educação e desemprego são os principais problemas nos países de língua portuguesa, aponta o primeiro Barómetro da Lusofonia

Felipe Eduardo Varela – https://www.publico.pt/ Saúde (53%), educação (43%) e desemprego (34%) concentram os principais problemas dos países de língua…
HOTELARIANotícias

Grupo Vila Galé inicia obras em Coruripe e anuncia faturamento de R$ 807 milhões em 2025.

EXCLUSIVO Mozart Luna O diretor presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou o início das obras de…