A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) promoveu capacitação com coordenadores e responsáveis pelos pontos de entrega de leite e entidades dos 102 municípios sobre o novo sistema do PAA Leite. O sistema foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e vai ajudar no aprimoramento da prestação de contas do Programa do Leite. Os responsáveis pelos pontos de entrega vão cadastrar os beneficiários e lançar as entregas de leite que são realizadas, informando data, horário, local e a origem do leite – de cabra ou de vaca. Segundo o gerente de aquisição de alimentos da Seagri, Diego Luna, em Alagoas, a Secretaria de Agricultura já possui um sistema de controle estadual, que se baseia na organização e prestação de contas via CadÚnico. O novo sistema do Governo Federal incorpora um banco de dados maior, com cadastro de cada beneficiário. Isso ajuda a dar mais transparência no processo de entrega. Todos os pontos de entrega e entidades devem incorporar as informações no novo sistema do PAA Leite, com o cadastramento dos beneficiários e as entregas realizadas de janeiro a maio de 2023, com prazo até o dia 5 de junho. Posteriormente, deverão atualizar a prestação de contas das entregas que estiverem sendo realizadas. O Programa do Leite em Alagoas foi criado em 2002 e, atualmente, beneficia aproximadamente 100 mil famílias que vivem abaixo da linha da pobreza nos 102 municípios do Estado. Cada família assistida recebe quatro litros de leite por semana.
São Miguel dos Campos
A Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas promoveu, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) Itinerante, capacitação para os profissionais que atuam na Base Descentralizada de São Miguel dos Campos. Durante o evento, que ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tabelião José Luiz de Andrade Jatobá, estiveram em destaque os novos protocolos e procedimentos sobre urgência, emergência e regulação médica.
Objetivo
O principal objetivo da educação permanente é atualizar os conhecimentos socorristas que fazem parte das bases descentralizadas do interior do estado, por meio de aulas teóricas e práticas. Com essa medida, a coordenação do Samu busca a excelência nos atendimentos prestados à população alagoana.
Vacinação/suínos
Alagoas dá o pontapé inicial para mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC). No período de 15 de maio até 15 de julho, todo o rebanho do estado – estimado em mais de 116 mil animais – deverá ser vacinado contra a doença. Atualmente, Alagoas conta com 5.395 criadores de suínos, com a atividade tendo maior relevância em 19 municípios do estado, sendo Viçosa o de maior destaque em número de animais.
Viral
A PSC é uma doença viral, altamente contagiosa e que afeta somente suínos domésticos e asselvajados. Os principais sintomas são febre alta, lesões avermelhadas na pele, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia e aborto.
Maragogi
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) promoveu, mais uma fiscalização na cidade de Maragogi, principal destino turístico do litoral norte de Alagoas. O intuito é garantir o melhor atendimento possível aos turistas para certificar a presença obrigatória de guia de turismo nas excursões, passeios e viagens, e visando garantir a melhor experiência para os turistas.
BPRv
A ação realizada em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) e o Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (Singetur/AL) abordou mais de 20 veículos na região.
Marechal Deodoro
Os moradores da comunidade Riachinhos, em Marechal Deodoro, terão programação especial para todo mês. É o Cineclube Folha Miúda, com exibição mensal de filmes e apresentações teatrais. E o melhor, tudo gratuito e aberto ao público. Agora, as exibições serão realizadas no Espaço Cultural Folha Miúda, reformado para o cineclube.
Sessões
Serão seis sessões ao longo de 2023, uma por mês. A proposta do cineclube é apresentar filmes inspirados em peças teatrais, promovendo o acesso de crianças e adultos deodorenses às artes cênicas e cinematográficas. Cada sessão vai contar ainda com a participação de convidados das duas áreas, que promoverão debates e intervenções teatrais ao vivo.
Maceió
A manutenção e o trabalho preventivo no sistema da rede de drenagem são essenciais para que a população enfrente cada vez menos problemas de acúmulo de água nos períodos chuvosos. Foi pensando nisso, que a Prefeitura de Maceió passou a investir em novas tecnologias, a exemplo de robôs de vídeo inspeção e caminhões de hidrojato, que intensificaram os serviços de recuperação e desobstrução das tubulações de drenagem.
Maceió/limpeza
De dois caminhões de hidrojateamento, responsáveis pela limpeza e desobstrução das galerias, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) passou a contar com sete caminhões. São 21 trabalhadores atuando nos serviços de manutenção de drenagem, de domingo a domingo, das 06 às 18h.