A Iberia anunciou que irá reduzir até 200 mil quilos a utilização de plástico nos seus voos em 2023, segundo a estratégia do projeto de “Zero Desperdício nas Cabines”, iniciativa que pretende reduzir a utilização de plástico de uso único a bordo dos seus aviões. Em 2022, a Iberia reciclou 43% dos resíduos gerados a bordo dos seus aviões, tendo reciclado 62 toneladas de plástico.
Esta redução de plástico a bordo dos aviões da Iberia foi complementada por uma iniciativa semelhante no terreno. Nos Lounges Premium do aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, as latas e recipientes de plástico foram eliminados e substituídos por copos retornáveis. Além disso, aos fornecedores foi solicitado que dê prioridade ao volume em detrimento de formatos individuais para alguns produtos. Graças a esta medida, os resíduos foram reduzidos em quase um milhão de latas e 200.000 embalagens plásticas por ano.
O projeto “Zero Cabin Waste” para a gestão dos resíduos gerados a bordo está implementado nos aviões da Iberia desde 2018 em colaboração com a Ecoembes, Ferrovial Servicios e ESCI-UPF, entre outros, e está implementado em todas as rotas da Iberia desde 2019.
Para concretizar este projeto, toda a frota da companhia dispõe de carrinhos compartimentados que permitem separar os contentores de plástico, latas, contentores de papel e cartão e vidros do restante lixo. Desta forma, os resíduos já separados nos voos são recebidos separadamente nas instalações do Aeroporto Madrid Barajas-Adolfo Suárez e posteriormente são removidos pelo gestor de resíduos, classificados por materiais e reciclados nas instalações apropriadas.



