No Dia Internacional dos Museus, celebrado nesta quinta-feira (18), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu a presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, para fechar uma parceria para a promoção internacional dos museus brasileiros. A ideia é desenvolver ações conjuntas para dar visibilidade a estes equipamentos culturais espalhados pelo país.
“Temos um patrimônio artístico e histórico que está muito bem preservado e catalogado em nossos museus, que de norte a sul do país exprimem a diversidade de nosso povo, uma riqueza nossa que precisa ser apresentada aos turistas internacionais. É assim que teremos desenvolvimento socioeconômico de forma rápida, com geração de emprego e renda nas cidades”, afirma Freixo.
Já Fernanda Castro destaca que o instituto irá desenvolver ações para estimular o turismo, principalmente, nas cidades onde existem museus. “Temos que pensar em projetos integrados, porque a Embratur é amiga da cultura, é amiga dos museus. Então, a ideia é incentivar a visitação inclusive nas regiões onde estão sendo criados os pontos de memória”, destaca.
O Ibram e a Embratur planejam ainda a construção do Museu da Democracia, em Brasília. “A ideia é que este museu seja pensado e construído pelo lado positivo da nossa história, e será uma construção coletiva”, explica Fernanda Castro.