Equipamento era cobrado pelos operadores de voos de Portugal e vai possibilitar agilizar operações em terra no Aeroporto Zumbi dos Palmares.
A secretária estadual de turismo de Alagoas, Bárbara Braga, anunciou que o Governo de Alagoas vai comprar uma escada fixa, para atender as companhias aéreas que chegam ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, com aeronaves A 330 e A340.
O anúncio foi comemorado, principalmente pelos operadores de voos fretados de Portugal, que utilizam estes aviões, já que era uma antiga reivindicação de todos, mas nunca foi tomada a iniciativa para resolver o problema.
Segundo os operadores dos voos fretados, a escada é um equipamento importante para operacionalizar o trabalho em terra.
A escada fixa é usada para que o pessoal da limpeza possa ter acesso a aeronave pela porta traseira, para realizar a limpeza, como também a descida de bagagens e até mesmo no caso de alguma pane com finger (ponte de embarque e desembarque de passageiros).
A concessionária espanhola Aena, responsável pela administração do aeroporto de Maceió, se isentou da responsabilidade da aquisição do equipamento e passou para as empresas prestadoras de serviços do aeroporto, a atribuição de. Neste jogo de empurra, o problema nunca foi resolvido. Contudo, graças a iniciativa da secretária Bárbara Braga, finalmente a famosa escada será adquirida e colocada à disposição da concessionária, que agora terá tão somente a responsabilidade de usar este equipamento, quando necessário.