Integrando as ações para o desenvolvimento do turismo no litoral paulista, a Embratur realizou, semana passada, workshop com o tema ‘Turismo Internacional e Ações Climáticas’. O evento teve a finalidade de capacitar gestores públicos, empresários, profissionais liberais e membros da comunidade sobre as adaptações a serem realizadas pelo turismo local para enfrentar novos possíveis eventos climáticos extremos, como o ocorrido no litoral norte no início do ano.
As oficinas foram conduzidas pelo gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, e o coordenador de Turismo de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo Persi. É a segunda atividade decorrente do Memorando de Entendimento para fortalecer o turismo do litoral do estado de São Paulo. Anteriormente, a Embratur realizou uma capacitação on-line, que contou com a participação de mais de 100 gestores públicos e empresários turísticos da região, com foco em definir estratégias para ampliar a captação de eventos internacionais no setor de turismo de negócios.
Leonardo Perse apresentou os dados estatísticos que a Embratur vem reunindo sobre o fluxo de estrangeiros no Brasil, desde antes da pandemia até os dias atuais: em 2019, foram 6,3 milhões, número que caiu para apenas 745 mil em 2021. Neste ano, os números já mostram recuperação: no primeiro quadrimestre, já foram registrados 2,6 milhões.
“O esforço de comunicação e promoção de uma localidade turística não depende exclusivamente de campanhas publicitárias e promocionais, mas também de um processo integrado e cooperado de todos os segmentos envolvidos. O turista do novo milênio deseja viajar para destinos onde, mais do que visitar e contemplar, seja possível sentir, viver, trocar experiência e ser personagem de sua própria viagem”, explicou Perse.
Já o gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, lembrou que o Brasil tem liderança mundial em diversas áreas, tanto na área natural, como biodiversidade, reservas de água doce, patrimônios naturais e culturais, quanto na capacidade de seus especialistas e instituições atuantes na área, por exemplo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Recordando a tragédia das chuvas do Litoral Norte, que deixou dezenas de mortos em fevereiro deste ano, Saulo pontuou que a adaptação às mudanças climáticas passou a ser uma questão de sobrevivência para a humanidade. “O turismo também precisa se adaptar às mudanças climáticas. O Brasil possui uma diversidade de ativos ambientais, oferecendo oportunidades. Algumas ações podem inclusive aumentar a competitividade do turismo”, pontuou Saulo.
Durante o workshop foram apresentados diversos temas relevantes ao setor do turismo, como, por exemplo, as tendências de segmentos, o alcance de mercado internacional, os planos de marketing turístico, resiliência climática no Litoral Norte, sustentabilidade e adaptação do turismo às mudanças climáticas. Após o término da atividade, os participantes puderam tirar dúvidas e fazer questionamentos referentes ao tema.
“Seguimos trabalhando intensamente, juntamente com as três esferas de poder, para retomar e fomentar nossa economia através do turismo sebastianense. Agradeço a Embratur e o Governo do Estado de São Paulo por todo o apoio nesse momento”, ressaltou o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto.
Memorando
A assinatura do Memorando de Entendimento ocorreu durante a abertura da feira de turismo ‘WTM Latin America’, em abril deste ano, e tem o intuito de colaborar com as ações de retomada da economia do litoral paulista e fomentar a atividade turística, principalmente na região que foi mais atingida pelas fortes chuvas no mês de fevereiro. Além das ações de qualificação, a Embratur vai realizar campanhas de promoção internacional dos destinos turísticos com o objetivo de atrair mais viajantes internacionais para as cidades da região.
“A assinatura deste documento é mais uma conquista para a nossa cidade e região, pois seremos ainda mais divulgados nos principais países de onde recebemos turistas, que são Argentina, Uruguai e Paraguai, conforme observatório de Turismo realizado no início deste ano”, destacou a secretária de Turismo de Ubatuba, Thaila Brito.
*Com informações da Prefeitura de Santos e da Secretaria de Turismo de Ubatuba