NEGÓCIOS

Frota mundial de aviões deve ampliar em 33% na próxima década

New York City - April 2009: Airplanes at sunset along the runway at JFK international airport.

A consultora estratégica Oliver Wyman afirmou que a frota mundial de aviões comerciais irá crescer 33% até 2033, para um total de mais de 36 mil aeronaves, o que supõe uma taxa de crescimento anual de 2,9%.

O crescimento da frota mundial de aviões registou uma das maiores recuperações. Em 2022, as companhias aéreas de todo o mundo retiraram aeronaves, substituindo-as por outras novas, de modo a satisfazer a procura crescente. No início de 2023, a frota atingiu 98% da sua dimensão pré-pandémica, tendo em conta o valor de janeiro de 2020.

Atualmente, a frota mundial conta com quase 27.400 aeronaves, um número que já se aproxima do de janeiro de 2020, o último mês antes da pandemia de COVID-19 ter praticamente paralisado o transporte aéreo de passageiros.

A Oliver Wyman prevê a entrega de 20.600 novas aeronaves durante a próxima década, a maioria das quais de fuselagem estreita, que são aquelas que têm precisamente a procura mais elevada.

Artigos relacionados
AEROPORTOSNEGÓCIOS

Europa registrou aumento no movimento de passageiros no mês de setembro

Os aeroportos europeus movimentaram, em setembro de 2025, mais 3,6% passageiros, face a igual mês de 2024, avança o relatório…
NEGÓCIOS

CMN aprova regras para uso do FNAC pelas aéreas

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou as normas para permitir empréstimos às companhias aéreas com recursos do Fundo Nacional da…
NEGÓCIOS

Setor de viagens corporativas fatura mais de R$ 1 bilhão no Brasil em setembro e projeta recorde de faturamento anual

O segmento de viagens corporativas no Brasil, importante vetor econômico no turismo nacional, registrou em setembro um faturamento de R$…