MEIO AMBIENTE

IATA e ATPCO fazem parceria para cálculo e distribuição de dados sobre emissões de voos

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) e a ATPCO anunciaram uma parceria, permitindo que a ATPCO use os dados da ferramenta IATA CO2 Connect em seu Routehappy API ainda este ano.

O Routehappy é uma API que ajuda as companhias aéreas e os canais de vendas a exibir aos consumidores as “comodidades” esperadas da experiência a bordo, incluindo tamanho e tipo de assento, Wi-Fi, entretenimento e muito mais no momento da reserva. A ATPCO planeja criar um novo recurso que usará os dados do IATA CO2 Connect para ajudar os compradores a entender o impacto de carbono de várias opções de itinerário.

O acordo foi assinado entre Willie Walsh, diretor geral da IATA, e Alex Zoghlin, presidente e CEO da ATPCO, durante a 79ª Assembleia Geral Anual da IATA.

“Sabemos que os viajantes querem entender o impacto ambiental de seus voos de maneira consistente, transparente e confiável. O IATA CO2 Connect é a ferramenta mais precisa para obter essas informações. Os clientes da ATPCO poderão tomar decisões de viagem usando cálculos de carbono de alta qualidade”, disse Walsh.

“Os dados da Routehappy são a fonte de dados de produtos de companhias aéreas há anos. A inclusão desses dados necessários é mais uma forma de fornecer mais valor às nossas companhias aéreas e parceiros de negócios e, por sua vez, aos consumidores. É claro que há um interesse crescente de passageiros, empresas, gestores e agentes de viagens de receber informações sobre CO2 para que possam comparar voos e fazer uma escolha mais sustentável. O IATA CO2 Connect oferece dados de queima de combustível específicos das companhias aéreas e estamos ansiosos para disponibilizá-los à nossa lista crescente de parceiros de conteúdo da Routehappy”, disse Zoghlin

Isso atende a uma grande preocupação do consumidor. Vários estudos mostram que os consumidores e viajantes corporativos desejam ter acesso a dados de emissões de carbono e que essas informações podem influenciar as decisões de compra.

Lançado em junho de 2022, o IATA CO2 Connect fornece informações de consumo de combustível e taxa de ocupação de cada companhia aérea. Isso o diferencia dos modelos de dados teóricos que também existem no mercado. A ferramenta usa dados reais de queima de combustível de 74 tipos de aeronaves, representando cerca de 98% da frota de passageiros ativa global, e considera dados de tráfego de 881 operadoras de aeronaves, representando cerca de 93% das viagens aéreas globais.

Artigos relacionados
MEIO AMBIENTENotícias

MPF atua e Caixa é condenada a reparar esgotamento de residencial em Maceió

Por: MPF A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal em Alagoas concedeu liminar determinando que a Caixa…
DESTINOSMEIO AMBIENTE

Turismo do Alentejo dinamiza ações de sensibilização ambiental “Ao Natural é Melhor”

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo vai dinamizar, em parceria com a Rota Vicentina, um conjunto de ações de…
MEIO AMBIENTE

Setor aéreo investe mais de R$ 350 milhões em ESG e lidera agenda de descarbonização

O setor aeroportuário brasileiro investiu um total de R$ 350,5 milhões em iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) nos…