LEVANTANDO ÂNCORAS

Título de porto de cruzeiros mais movimentado do mundo passa para Port Canaveral

O vizinho de Miami ao norte, Port Canaveral, reivindicou o título de porto de cruzeiros mais movimentado do mundo – pelo menos por enquanto. O porto de cruzeiros de seis terminais que costumava servir como base para navios experientes que navegavam em itinerários curtos para as Bahamas e ilhas particulares agora atrai novos navios, itinerários não tradicionais e mais tráfego, aumentando seu volume de passageiros de cruzeiros, disse David German, vice-presidente de desenvolvimento de negócios de cruzeiros para Port Canaveral.

Cerca de uma hora a leste de Orlando, na costa espacial da Flórida, Port Canaveral atingiu 4,07 milhões de movimentos de passageiros em 2022, o suficiente para superar PortMiami como o porto de cruzeiros mais movimentado. Miami registrou cerca de 4,03 milhões de movimentos de passageiros, de acordo com o CLIA, que conta os passageiros de janeiro a dezembro.

Enquanto isso, na costa de Miami, Port Everglades, em Fort Lauderdale, registrou 1,7 milhão de movimentos de passageiros em 2022, de acordo com a CLIA, ficando em terceiro lugar no estado. Nenhum dos três grandes portos de cruzeiros da Flórida atingiu seu volume de passageiros pré-pandêmico em 2022. “Tivemos o maior recorde do mundo, mas ainda abaixo do nosso recorde”, disse German.

Antes da pandemia, PortMiami era mais forte. Com nove terminais, foi facilmente o porto mais movimentado do mundo, registrando quase 5,1 milhões de movimentos de passageiros em 2019, em comparação com os 4,3 milhões de movimentos de passageiros de Port Canaveral, de acordo com a CLIA.

E embora a ascensão de Canaveral seja impressionante, a de Miami também é. Em 2023, PortMiami quebrou repetidamente recordes para o dia mais movimentado em um único porto, com seu recorde atual de 67.594 movimentos de passageiros em 9 de abril, quando o porto recebeu oito navios. Esse volume aumentou quase 15% em relação ao recorde anterior em fevereiro, pouco antes do Dia dos Namorados.

Ambos os portos estão crescendo. A MSC Cruzeiros está construindo um grande terminal em Miami para acomodar dois navios por vez, o que elevará o número total de terminais do porto para 11. Port Canaveral está explorando a opção de construir um sétimo terminal.

Por que Porto Canaveral?
Até recentemente, o inquilino mais famoso de Port Canaveral era a Disney Cruise Line, que tem um terminal de cruzeiros temático da Disney. A linha de cruzeiros promove pacotes de estadia em cruzeiros com o Walt Disney World em Orlando e opera uma frota de ônibus da marca para fazer o percurso até os parques e o aeroporto.

Antes da Covid, disse German, as linhas de cruzeiro já haviam começado a introduzir itinerários não tradicionais, como travessias de seis e oito dias partindo de Port Canaveral, mas não foi até o relançamento das operações de cruzeiro após a pausa da pandemia que começaram a basear diferentes tipos de navios no porto.

“Sempre tivemos ótimas embarcações de todos os nossos parceiros de linhas de cruzeiro”, disse German. “No entanto, eles começaram a portar sua mais nova tonelagem conosco imediatamente após a pandemia”, como o Wonder of the Seas, o maior navio da Royal Caribbean International com capacidade para 5.734 passageiros.

Pela primeira vez na linha, a Princess Cruises disse que também faria o porto de origem de um navio em Port Canaveral. O Caribbean Princess remodelado para 3.140 passageiros ficará baseado lá no final de 2024 para a temporada de inverno, uma mudança de Port Everglades.

“A combinação de uma comunidade vibrante da Flórida Central, opções excepcionais de voos para o Aeroporto Internacional de Orlando e ótimas opções de experiência pré e pós-cruzeiro torna Port Canaveral uma escolha fácil”, disse o presidente da Princess, John Padgett, em comunicado.

As linhas de cruzeiro continuam a enviar mais navios para a Space Coast. A Carnival Cruise Line disse em maio que o Carnival Venezia, de estilo italiano, com capacidade para 5.260 passageiros, terá seu porto de origem no final de 2024, antes de retornar a Nova York na primavera. Será o quinto navio da Carnival baseado em Port Canaveral.

Chris Chiames, diretor de comunicações da Carnival, disse que a Flórida Central é atraente porque é um “destino de férias conhecido por temas, e acreditamos que nosso novo conjunto de conceitos e experiências imersivas estará em casa para a temporada de snowbird do navio no próximo ano”. Ele também disse que é uma estratégia para “trazer novas experiências em nossos portos de origem”.

A Norwegian Cruise Line é a mais recente linha a adicionar mais tonelagem a Port Canaveral. Percebendo uma forte demanda por viagens no Caribe neste inverno, no final de maio cancelou os itinerários de inverno na Europa para o Norwegian Epic e, em vez disso, baseará o navio em Port Canaveral em dezembro.

Drive-to-market robusto
O porto viu instantaneamente um aumento na demanda por estacionamento no local assim que os cruzeiros voltaram a navegar durante a pandemia, disse German.

O drive-to-market era tão forte que os estacionamentos do porto ficavam cheios mesmo quando os navios não estavam, disse ele, com placas da Costa Leste e do Meio-Oeste. (Antes da pandemia, a proporção de carro para passageiro era de 1 para 11. Quando o cruzeiro foi reiniciado, esse número disparou para 1 para 5. Agora, a média esfriou para 1 para 8.)

Henry Dennis, um consultor de viagens de lazer da Frosch em Charlotte, disse que Port Canaveral é um caminho mais fácil para seus clientes locais em comparação com os portos do sul da Flórida. A viagem de Charlotte a Port Canaveral leva oito horas, contra 11 para Miami.

Outra vantagem para Port Canaveral é combinar um cruzeiro com férias na vizinha Walt Disney World, disse ele, e o fato de que os hotéis perto do porto melhoraram.

“Muitas pessoas ainda vão passar férias em Orlando ou na área da Costa Espacial e combinar isso com um cruzeiro, mas realmente não é promovido pelas linhas de cruzeiros”, disse Dennis.

Artigos relacionados
LEVANTANDO ÂNCORAS

EUA: Royal Caribbean programa outro cruzeiro de pré-estreia para o Star of the Seas

A Royal Caribbean International operará um terceiro cruzeiro de pré-estreia do Star of the Seas antes de seu cruzeiro inaugural…
LEVANTANDO ÂNCORAS

MSC amplia oferta de pacotes completos para a região do Golfo Arábico

A MSC Cruzeiros apresenta mais uma novidade para seus cruzeiros pelo Golfo Arábico. A Companhia acaba de anunciar um pacote…
DESTINOSLEVANTANDO ÂNCORAS

SP aposta em roteiros sob medida no maior evento de cruzeiros do país

No fim de semana, entre os dias 15 e 16 de março, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado…