A MSC Cruzeiros inaugurou oficialmente o MSC Euribia, seu mais novo lançamento, que apresenta o design com maior eficiência energética de todos os tempos. A cerimônia de inauguração aconteceu no porto de Copenhague homenageando a tradicional herança marítima.
O navio é o segundo da frota da MSC Cruzeiros movido a GNL, o combustível marítimo mais limpo disponível em escala atualmente. Ele possui uma série de tecnologias ambientais inovadoras, incluindo um avançado sistema de tratamento de águas residuais e gerenciamento de resíduos. O navio também foi projetado pensando no futuro, permitindo que incorpore facilmente futuras inovações sustentáveis, como combustíveis sintéticos neutros em carbono e outras alternativas, assim que estiverem disponíveis em escala.
Espera-se que o MSC Euribia seja o navio de cruzeiro com melhor desempenho em eficiência energética do mundo no momento de seu lançamento[1]. Em sua viagem inaugural, de St Nazaire, na França, para Copenhague, na Dinamarca, o MSC Euribia operou uma viagem sem emissões líquidas de gases de efeito estufa, beneficiando-se das reduções de emissões permitidas pelo bio-GNL por meio de um sistema de balanço de massa.
Primeiro cruzeiro de zero emissões líquidas do mundo:
O MSC Euribia completa uma viagem com zero emissões líquidas em sua primeira viagem de St. Nazaire à Copenhague, utilizando bio-GNL, através de um sistema de balanço de massa, o método mais efetivo em termos de custo e mais eficiente em termos ambientais, fornecendo os benefícios do biogás renovável. O MSC Euribia pode ser alimentado por Gás Natural Liquefeito (GNL), que praticamente elimina os óxidos de enxofre e reduz os óxidos de nitrogênio em 85%. Também reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 20% (com base em CO2 equivalente).
O GNL é um combustível de transição: a tecnologia do motor a bordo e os sistemas de combustível já podem usar hoje bio-GNL e o sintético. No futuro, o navio poderá receber retrofits, permitindo que os navios movidos a GNL operem usando metanol verde. A MSC Cruzeiros está empenhada em implantar combustíveis renováveis e acelerar a transição energética para net-zero.
Eficiência energética
O MSC Euribia é o projeto de navio de cruzeiro com maior eficiência energética de todos os tempos. O navio alcançará um IMO Energy Efficiency Design Index (EEDI) 55% melhor do que o exigido atualmente e espera-se que seja o navio de cruzeiro com melhor desempenho do mundo no momento de seu lançamento. O MSC Euribia emitirá até 19% menos emissões de gases de efeito estufa por hóspede, por dia, do que seus navios irmãos que usam combustíveis marítimos convencionais. O MSC Euribia emitirá até 44% menos emissões de gases de efeito estufa por hóspede, por dia, do que os navios construídos há apenas 10 anos.
Instalações avançadas de tratamento de água e resíduos
As águas residuais são tratadas com uma qualidade muito elevada, com um padrão melhor do que muitos sistemas municipais de tratamento de águas residuais em todo o mundo. Nossa tecnologia atende aos mais rigorosos padrões internacionais da IMO – incluindo o chamado padrão Báltico. O navio também possui sistemas abrangentes para reduzir, reutilizar e reciclar todos os resíduos gerados a bordo.
A MSC Cruzeiros está comprometida em ser uma marca com zero emissões líquidas de GEE até 2050
A intensidade das emissões de nossas operações diminuiu 33,5% desde 2008 e alcançaremos uma redução de 40% antes da meta da IMO de 2030. Alcançar zero emissões líquidas exigirá mais do que encontrar mais eficiência operacional: estamos adotando novas tecnologias e mudando para combustíveis renováveis e sem carbono. Estamos trabalhando com fornecedores de combustível e outros na implantação de combustíveis sustentáveis, como biocombustíveis avançados e biogás. Olhando para o futuro, o hidrogênio verde e o metanol verde provavelmente contribuirão para nossa descarbonização, assim como os eletrocombustíveis (e-fuels) sintéticos. Nosso foco é o desenvolvimento de soluções escaláveis que possam ser usadas mundialmente.
A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, o conglomerado privado líder em transporte marítimo e logística, com base na Suíça, e mais de 300 anos de herança marítima, está sediada em Genebra, na Suíça, e tem duas marcas distintas em sua estrutura – a marca contemporânea e a de luxo.
A MSC Cruzeiros, a marca contemporânea, é a terceira maior marca de cruzeiros do mundo, bem como líder na Europa, América do Sul, região do Golfo e Sul da África, com a maior participação de mercado, além de capacidade implementada do que qualquer outra companhia. É também a marca global de cruzeiros que cresce mais rápido, com forte presença nos mercados do Caribe, América do Norte e Extremo Oriente.
Sua frota possui 22 modernos navios combinados com um futuro portfólio de investimento global considerável de novos navios e está projetada para aumentar para 23 navios de cruzeiro até 2025.
A MSC Cruzeiros oferece aos seus hóspedes uma experiência de cruzeiro enriquecedora, envolvente e segura inspirada na herança europeia da empresa, onde podem desfrutar de gastronomia internacional, entretenimento de classe mundial, programas premiados para famílias e a mais recente tecnologia de fácil utilização a bordo.
Enquanto isso, a marca de luxo, Explora Journeys, começará a operar em 2023 com uma frota com as mais recentes e avançadas tecnologias ambientais e marítimas disponíveis. O primeiro navio terá uma tonelagem bruta de 63.900 GT e contará com 461 das maiores suítes dos mares, todas com varandas ou terraços com vista para o mar. Esses luxuosos navios apresentarão ao segmento de luxo uma ampla gama de novas experiências para hóspedes e outras atividades, bem como proporções generosas de espaços públicos, além de apresentar um design altamente inovador.
A MSC Cruzeiros está há muito tempo comprometida com a gestão ambiental com uma meta de longo prazo de atingir zero emissões em suas operações até 2050. A Empresa também é uma investidora significativa em tecnologias ambientais marítimas da próxima geração, com o objetivo de apoiar seu desenvolvimento acelerado e disponibilidade em toda a indústria.
Graças à experiência de suas equipes e sua rede de subcontratados, combinada com tecnologia industrial de ponta, o Chantiers de l’Atlantique é um líder importante no projeto, integração, teste e entrega precisa de navios de cruzeiro, embarcações navais, subestações elétricas para energia eólica offshore fazendas e serviços de frota. A empresa é pioneira nos desafios do amanhã. Graças à sua pesquisa e desenvolvimento, o Chantiers de l’Atlantique oferece navios com o mais alto desempenho ambiental, bem como equipamentos para parques eólicos offshore, tornando-se um ator importante na transição energética global.