O turismo em Alagoas sempre teve dificuldades em obter mão de obra qualificada para a atividade. Os empresários é quem preparavam seus colaboradores, buscando formar, qualificar e capacitar os trabalhadores para diversas atividades. Além disso, a rotatividade, principalmente nos municípios como Piranhas, Maragogi, Rota Ecológica, Penedo e outras cidades tem sido muito grande. A lacuna da falta de um centro formador especializado em atender a demanda do turismo sempre foi um problema. Contudo, a partir de agora com a criação da Escola de Turismo, o trade terá a oportunidade de ter um banco de dados com recursos humanos que poderá ser acionado. No momento a Escola de Turismo iniciará suas atividades com as primeiras turmas que estarão formadas em pouco mais de três meses. O Programa Escola do Turismo é coordenado pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur). Nesta primeira fase de inscrições dos cursos 100% gratuitos, serão oferecidas 840 vagas somente no mês de julho. Ao todo, o Programa Escola do Turismo garante 11 mil vagas em cursos gratuitos e com certificação, ministrados em 27 cidades pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (Sindhal). Com essa iniciativa, a Setur busca qualificar e capacitar jovens em busca do primeiro emprego e também profissionais que já atuam no setor turístico. Os interessados nos cursos gratuitos podem acessar www.setur.al.gov.br para consultar as informações e também fazer a matrícula.
Municípios
A Setur disponibiliza, ainda, inscrições de forma presencial nas cada cidade: Palmeira dos Índios: 15/06, na Casa do Empreendedor, das 9h às 16h; Passo do Camaragibe: 20 e 21/06, na Secretaria de Turismo Municipal, das 8h às 14h; Maragogi, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), 9h às 16h e Associação Mulheres de Fibra, 9h às 16h; Maceió, no Centro de Convenções: 19/06, das 8h às 17h.
Maceió
Para a capital alagoana, também serão ofertados cursos exclusivos para comunidades nos bairros de Fernão Velho e Benedito Bentes, com aulas em escolas nos próprios bairros. As pré-matrículas destas turmas também acontecerão no dia 19, das 13h30 às 17h, nas Grotas da Alegria, do Ari e da Goiabeira.
Pão de Açúcar/IGPS
Correção – O Instituto de Gestão de Políticas Públicas Social ( IGPS) realiza, em Pão de Açúcar, no dia 15 a partir das 14 horas mais uma ação de saúde gratuitamente destinada a 300 pessoas, na Praça do Coreto. Serão realizadas palestras educativas de orientação odontológica e cuidados com meio ambiente, além de aferição de pressão arterial.
Passo do Camaragibe
A Prefeitura do Passo de Camaragibe é alvo de investigação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL). O caso se trata de suposto dano ao erário público da cidade em possíveis irregularidades na infraestrutura de iluminação pública da região. Apura-se possível construção, manutenção e troca nos postes em áreas fora do município.
Investigação
Devido ao possível uso de recursos públicos da Prefeitura de Passo de Camaragibe em benefício de localidades fora da cidade com iluminação pública. Diante do suposto dano ao erário da cidade, o promotor de Justiça do município, Gustavo Arns da Silva Vasconcelos, deu 15 dias para o prefeito Ellisson Santos da Silva dar explicações.
Inquérito
De acordo com o promotor de Justiça Gustavo Arns da Silva instaura inquérito civil pela necessidade de aprofundamento e estudo das diligências já realizadas e da realização de outras imprescindíveis à resolução dos fatos. “O vertente caso se trata de suposto dano ao erário da Prefeitura de Passo de Camaragibe, uma vez que teria realizado construção e reforma, inclusive manutenção e troca nos postes de iluminação pública em território diverso do município”, ressaltou Gustavo Arns.
Pilar
Vai ter casamento matuto tá chegando dia 29 de junho no Pilar! Bota a camisa xadrez e o sapato de couro pra dançar muito. O evento é um dos mais tradicionais do Vale do Paraíba. Milhares de pessoas participam e geralmente ocorre um desfile de carroças ornamentadas com muitos casais de noivos matutos.
Penedo
O resgate dos festejos juninos em Penedo pelo governo Ronaldo Lopes foi tema de reunião promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (
As demandas de todos os setores da Prefeitura de Penedo para o trabalho durante os cinco dias consecutivos da super festa Arroche o Nó 2023 foram apresentadas e debatidas durante o encontro realizado na sala de reuniões da SEMCLEJ.
Maragogi
No último final de semana, a Praça de Eventos, na Orla Marítima de Maragogi, foi palco de uma festa repleta de cores, música e tradição. O Festival de Quadrilhas Juninas encantou moradores e turistas com a magia das tradições juninas em uma estrutura montada especialmente para o evento.