A ação realizada esta semana pelo Procon Alagoas em postos de combustíveis em vários municípios deu para mostrar que a situação é grave e merece operações semanais e continuadas. Apesar dos preços dos combustíveis terem sido reduzidos pela Petrobrás, vários postos de combustíveis insistem em explorar o consumidor. A operação desta vez, foi completa e também fiscalizou as lojas de conveniências e detectou alimentos com datas vencidas. Outra observação feita por consumidores que viajam pelas rodovias alagoanas é o fato da possibilidade da existência de adulteração das bombas no litragem. Isto tem sido observado em postos localizados às margens das rodovias. Em Arapiraca, dois anos atrás o Procon Municipal flagrou adulteração na litragem, fato que pode ter voltado a ocorrer já que a fiscalização neste item é esporádica. O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon-AL) autuou 49 postos de combustíveis por irregularidades encontradas durante fiscalização do órgão, ocorrida desde o dia 16 de maio, em dezoito municípios alagoanos, incluindo a capital Maceió. Desde que a Petrobras anunciou a redução de 12,6% no preço da gasolina e 12,8% no valor do diesel, no dia 16 de maio deste ano, as equipes de fiscais do Procon-AL vêm acompanhando a transição de preços em todo o Estado. Vale lembrar que tem empresários que respeitam as normas, mas alguns insistem em cometer deslizes.
Municípios
Até o momento foram fiscalizados postos de combustíveis nas cidades de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Olho d’água Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Batalha, Novo Lino, Canapi, Mata Grande, Delmiro Gouveia, Olho d’Água do Casado, Piranhas, Água Branca, Campo Grande, Craíbas, Lagoa da Canoa e Igaci.
Maragogi/Convention
O Costa dos Corais Convention recebeu do Governo do Estado, através de convênio de fomento, celebrado pela Setur, R $770 mil para investir em ações de promoção do destino turístico. O plano apresentado prevê investimento em eventos, mídia e fan tour e press trip. Também foram beneficiados com a liberação de recursos o Maceió Convention e ABIH além de outras entidades.
Penedo
Dois penedenses estão entre os alagoanos que irão representar o estado em um dos maiores eventos de inovação das Américas, o Start Summit. Rodrigo Batista e Mirela Pinheiro trabalham na startup Hamora, uma das quatro vencedoras do Desafio Sebrae Like a Boss 2023.
Penedo/plataforma
Projetada para gerenciar a manutenção de hotéis, pousadas e resorts em uma plataforma digital exclusiva, a startup foi representada por Alcides Soares no anúncio do resultado da competição do Sebrae Alagoas, no final do mês de maio.No próximo mês de agosto, Alcides, Rodrigo e Mirela embarcam para Florianópolis para apresentar a inovação no Start Summit 2023.
Penedo/digital
Rodrigo Batista é o desenvolvedor da solução digital que aumenta a lucratividade porque reduz custos de manutenção, contribuindo ainda para maior satisfação dos hóspedes. Ele destaca o pioneirismo da Hamora em implantar inovações 4.0 nas operações dos meios de hospedagem e frisa que, apesar dos desafios, o objetivo é tornar Alagoas referência na eficiência operacional através da tecnologia.
Penedo/marketing
Já o marketing da Hamora é de responsabilidade de Mirela Pinheiro. Ela explica que a hotelaria é um dos segmentos que apresenta excelentes perspectivas no período pós pandemia, com previsão de investimentos acima da cifra de cinco bilhões de reais até 2026, ampliando a oferta em 18.000 novos quartos.
Coruripe/ostras
No município de Coruripe tem a primeira e única unidade de depuração de ostras do Nordeste. A depuradora foi aberta em 2010, com o objetivo de gerar emprego e renda para a comunidade do povoado Barreiras. E, atender o consumo interno do exótico molusco. Mas, a unidade ficou fechada devido à falta de incentivos e trâmites burocráticos.
Coruripe/IABS
Nesta terça-feira (13), o prefeito Marcelo Beltrão e representantes do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) se reuniram para debater a reabertura da Estação Depuradora de Molusco Bivalves. Além de todos os benefícios, tem também a certificação da Adeal no que diz respeito à sanidade e ao consumo da ostra depurada.
Piranhas/sementes
A prefeitura de Piranhas, através da Secretaria de Agricultura, segue realizando a distribuição de sementes para beneficiar pequenos agricultores no nosso município. Foram atendidos produtores dos assentamentos Espinheiro, Tabuleiro, Barroca d’Água, Boa Vista dos Sitonho, Boa Vista dos Ventura, Jorge Dantas, Baixa da Légua, Piau, Ouro Preto, Olho d’Água do Meio, sítios Poço do Juazeiro, Poço Doce I, Cachoeirinha, Mocó Branco e Santarém.⠀