Na próxima semana inicia a temporada de turismo das férias de julho em todo Brasil e Alagoas terá cerca 14 voos fretados da companhia aérea azul, um trabalho realizado pelos técnicos da Secretaria de Turismo de Alagoas, equipe competente e capacitada que trabalha lá há mais de 10 anos com afinco.
Os frutos que se colhe hoje no turismo em Alagoas são consequências desse pessoal, que têm competência e conhecem os “caminhos das pedras”. A temporada de julho ainda não se confirma como uma boa, porque, segundo empresários ouvidos pela nossa reportagem, dizem que apenas 45% das reservas estão confirmadas. Contudo, os empresários acreditam que o cenário pode mudar até a próxima semana.
Uma frustração dos empresários foi a confirmação dos cancelamentos dos voos fretados que foram anunciados em março pelos operadores portugueses, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
O pool de operadores portugueses havia noticiado dois voos fretados por semana – Lisboa/Maceió- a partir do dia 25 de julho até 29 de agosto. Segundo apuramos, ouvindo fontes das operadoras, três motivos teriam causado o cancelamento. O primeiro falta de recursos para divulgação dos pacotes para Alagoas; o segundo seria o lançamento de voos fretados por parte de operadores espanhóis para o Caribe que são mais baratos 30% que para o Brasil.
O terceiro motivo para os cancelamentos seria a crise econômica, que perdura na Europa devido a guerra Rússia e Ucrânia. Agora é esperar que o turismo doméstico brasileiro reaja e possamos melhorar as perspectivas para temporada de julho.