O Aeroporto de Confins (BH Airport), operado pelo consórcio integrado pelo grupo CCR e Zürich Airport, foi o grande vencedor do programa Aeroportos Sustentáveis, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), na categoria de terminais que têm tráfego acima de cinco milhões de passageiros. O resultado foi divulgado, ontem, durante a 4ª edição do projeto Aviação Sustentável. O evento foi realizado na sede da Agência, em Brasília (DF).
Outros dois aeroportos da Zürich também se destacaram em primeiro lugar, Floripa Airport (SC), na categoria até cinco milhões de passageiros, e Macaé (RJ), na categoria até 200 mil. Na categoria até um milhão de passageiros, houve empate entre os aeroportos de Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO), operados pela Vinci Airports.
Concorreram 53 aeroportos e 13 operadores aeroportuários no programa Aeroportos Sustentáveis. Já no programa SustentAr, voltado aos operadores aeroportuários, o destaque foi a Latam Airlines em primeiro lugar, na categoria empresa aérea, e a Líder Aviação, na categoria táxi-aéreo.
Os programas Aeroportos Sustentáveis e SustentAR são instrumentos de incentivo não regulatório da ANAC para disseminar ações sustentáveis e promover a redução dos impactos da aviação civil sobre o meio ambiente, decorrentes das operações de aeroportos e empresas áreas, respectivamente. A adesão dos participantes é voluntária e a avaliação considera critérios estabelecidos em edital específico.