ALAGOAS

Mulheres ocupam cada vez mais espaço no artesanato alagoano

Indo na direção do empoderamento e da igualdade social e de gênero, as mãos talentosas que bordam, esculpem e moldam o artesanato alagoano são de maioria feminina. Segundo dados do programa Alagoas Feita à Mão, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics/AL), dos 17 mil artesãos cadastrados, mais de 14 mil são mulheres que trabalham com as diversas tipologias artesanais.

 Para a secretária da Sedics, Caroline Balbino, esse crescimento do número de mulheres dentro do setor reflete os ideais defendidos pelo Governo de Alagoas. “Esse é um número que reflete o cenário de Alagoas, onde, cada vez mais, o Estado promove a construção de políticas públicas para que as mulheres alcancem meios de sustentar suas famílias, ter renda e participar ativamente da economia do nosso estado. Diante das ações que estamos desenvolvendo através do programa Alagoas Feita à Mão, essas mulheres só têm a ganhar. O artesanato alagoano é rico em cores, tipologias e tem um caminho lindo para percorrer”, destaca ela.

 Na Associação Casa do Bordado, em Entremontes, as mulheres estampam as histórias do povoado nas linhas do Redendê, há 22 anos. O povoado é marcado por construções coloniais e pelas bordadeiras, que passam o conhecimento de geração a geração, perpetuando o feito à mão na comunidade.

 “A nossa associação é formada apenas por mulheres. Nós nascemos aqui no povoado e a gente começou com a dona Jacira. Ela falou pra reunir as mulheres pra bordar, aí a gente começou a se organizar até que deu certo. Na época, tinha muito marido que dizia: ‘vocês são umas malucas’, mas a gente queria trabalhar. Então o bordado veio pra trazer um trabalho, uma responsabilidade e uma sensação de grupo pra a gente. Hoje fazem 22 anos que a gente tem reunião e nos tornamos uma família”, conta Anália Oliveira Lisboa, presidente da Associação.

 Carteira Nacional do Artesão

 Através do Alagoas Feita à Mão, os artesãos e as artesãs têm acesso ao cadastro e aos diversos benefícios da Carteira do Artesão. Através do programa, as inscrições são realizadas nos mutirões de cadastros nos municípios, que colaboram para a regularização e desenvolvimento da atividade, além de permitir que novos profissionais sejam descobertos e possam emitir a primeira via de sua carteira. Para ter a carteira emitida, o artesão deve levar a sua produção, além de e um comprovante de residência e documento com foto.

 O cadastro para obtenção da carteira também pode ser realizado de forma online, com agendamento pelo número (82) 98705-7998, via WhatsApp (ou presencialmente, também por agendamento). O atendimento é realizado pela Gerência de Design e Artesanato e, no contato, deve ser enviado o nome completo, CPF, telefone e e-mail. A equipe técnica entrará em contato com o artesão e, após a conclusão do procedimento, a carteira é enviada em PDF para o e-mail e/ou WhatsApp.

Artigos relacionados
ALAGOAS

Paulo Dantas alinha vinda de empresários portugueses a Alagoas

O governador Paulo Dantas se reuniu, nesta segunda-feira (04), em Portugal, com representantes da Agência para o Investimento e Comércio…
ALAGOAS

Governador busca investimentos para Alagoas em missão internacional

A partir dessa segunda-feira (4), o governador Paulo Dantas participa de importantes eventos em Lisboa e Barcelona, onde busca ampliar…
ALAGOAS

Capital alagoana está entre os destinos mais procurados no país para feriado da Consciência Negra, de acordo com a Decolar

Com as estratégias adotadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o turismo alagoano…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :