AEROPORTOS

Infraero implanta sistema de gestão de tarifas aeroportuárias em Aeroportos da região Nordeste


Dez aeroportos do Ceará contam com mais qualidade e eficácia na gestão tarifária. A Infraero assinou contrato com o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Obras Públicas, para implantação do Sistema Unificado de Arrecadação e Cobrança de Tarifas Aeroportuárias (Sucotap) nos aeroportos de Camocim, Campos Sales, Cratéus, Iguatu, Quixadá, São Benedito, Tauá, Jericoacoara, Aracati e Regional de Sobral. O prazo para prestação do serviço é de 60 meses, podendo ser prorrogado.

Ainda na região Nordeste, a Infraero firmou contrato com a Dix Empreendimentos para a implantação do Sucotap no Aeroporto de Fernando de Noronha, em Pernambuco. O prazo para prestação do serviço é de 24 meses, podendo ser prorrogado.

Esse sistema desenvolvido pela Infraero consiste em um conjunto integrado de normas, procedimentos, recursos (humanos, tecnológicos e financeiros) e instrumentos de controle. O Sucotap é utilizado para o faturamento, cobrança, arrecadação e repasse ao contratante do valor arrecadado com as tarifas aeroportuárias de embarque, pouso, permanência e conexão das operações realizadas em aeroportos.

O superintendente de Controladoria da Infraero, Elismar Lopes, destaca que a correta avaliação do cálculo dessas tarifas nas operações aéreas é de grande importância para qualquer usuário do sistema, sejam companhias aéreas, proprietários de aeronaves e empresas de táxi-aéreo. “As tarifas representam a remuneração de uma série de serviços disponíveis para quem voa, incluindo a disponibilização de infraestrutura aeroportuária, sinalização, iluminação, conservação, embarque, segurança, entre outros. A identificação desses recursos é essencial para a cobrança dos valores e apuração da receita para o administrador aeroportuário”, explica.

Sucotap

A Prefeitura de Francisco Beltrão, no Paraná, também firmou um novo contrato com a Infraero para a utilização do Sucotap. Com isso, o Aeroporto Municipal Dr. Paulo Abdala manterá o sistema por mais dois anos. “A renovação do interesse no Sucotap demonstra a capacidade da Infraero de fornecer serviços e soluções de alta qualidade, reafirmando seu compromisso de atuar como parceira estratégica no setor aeroportuário”, conclui Lopes.

Serviços  

Com 50 anos de experiência, a Infraero atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. Sua rede é composta, atualmente, por 16 aeroportos, além de 11 contratos de gestão e operação com estados e municípios.

A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Aena inaugura sala multissensorial no Aeroporto de João Pessoa 

Maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, a Aena inaugurou uma sala multissensorial no Aeroporto de João Pessoa para…
AEROPORTOS

Câmeras do Aeroporto de Congonhas passam a integrar o Programa Smart Sampa  

A Aena e a Prefeitura de São Paulo anunciaram uma colaboração para integrar câmeras do Aeroporto de Congonhas ao programa Smart…
AEROPORTOSNEGÓCIOS

MPor realiza Market Sounding para venda assistida do Aeroporto do Galeão

Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), realiza nos dias 18 e 19 de novembro o Market Sounding da venda assistida…