A empresa Energia de Portugal pretende implantar um dos maiores campos de produção de energia solar de Alagoas em Delmiro Gouveia, cidade localizada a 300 quilômetros de Maceió, região dos Cânions do São Francisco e terceiro destino turístico do estado. A intenção da EDP foi comunicada ao governador Paulo Dantas, pela diretoria da empresa, quando da visita do chefe do executivo a Lisboa. A implantação do projeto será em 2026 e já avançou com a assinatura do protocolo de instalação do Complexo Fotovoltaico Zebu, com perspectiva de geração de 1.200 empregos na obra de construção e geração de 300 megawatts, com um investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão. A diretora de Relações Exteriores da EDP, Maria Marta Geraldes, reforçou que a empresa portuguesa está comprometida em oferecer uma energia mais verde, mais segura e mais inclusiva. “O Brasil é importante neste cenário, e Alagoas está na nossa rota da energia renovável”, declarou Maria Marta. A região dos Cânions do São Francisco possui excelente condição de exposição a luz solar, além de estar em plena expansão com muitos investimentos no turismo, como ampliação do parque hoteleiro e do setor imobiliário na categoria hospitality Vacation, em plataformas que vão vender pacotes turísticos nos Estados Unidos, dentro da proposta de turismo de experiência. A geração de energia limpa é uma preocupação em todo mundo, e os governos dos países mais ricos desenvolvem políticas de incentivos a projetos neste sentido. A notícia de que a região dos Cânions do São Francisco receberá um projeto de produção de energia limpa deverá impulsionar a divulgação do destino.
Delmiro/Apropriação indébita
Foi protocolado no Poder Judiciário, ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito Padre Eraldo Cordeiro por apropriação indébita da contribuição previdenciária dos servidores municipais, o que gerou para a Prefeitura um débito aproximado de R$ 26 milhões, segundo o procurador do município Ailton Paranhos.
Delmiro/aposentados
Segundo o procurador, a situação é gravíssima e o município já foi notificado para pagamento do débito deixado pelo ex-prefeito. As consequências do delito cometido pelo ex-prefeito Eraldo Cordeiro, vão refletir diretamente nos servidores municipais e para população, já que a prefeitura terá que pagar o débito deixado pelo ex-gestor.
Pão de Açúcar/saúde
Em Pão de Açúcar as equipes de saúde interagem com os pacientes atendidos pela Programa de Saúde na Família. O melhor em casa é a segurança do hospital no conforto do seu lar, com equipe multiprofissional atende no município 21 pacientes da zona urbana e zona rural.
Coruripe/educação
Em março deste ano o Governo de Alagoas regulamentou o Índice de Qualidade Educacional de Alagoas (IQEAL), que dispõe também sobre critérios para distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). E na primeira quinzena de junho, foi divulgado o resultado da métrica referente ao ano 2022, em que Coruripe aparece na segunda colocação entre os 102 municípios, alcançando a nota de 0,7748, ultrapassando a capital com 0,3356.
Coruripe/análise
O IQEAL usa como critérios de análise dos indicadores de qualidade, acesso, permanência e melhoria nos resultados de aprendizagem e alfabetização. Além de aumento da equidade, considerado o nível socioeconômico dos estudantes.
Para o prefeito Marcelo Beltrão esse resultado é motivo de orgulho, porque este é um instrumento que mede a educação pública de Alagoas.
Coruripe/meio ambiente
A Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis São José (Ascamare) passa agora a coletar garrafas de vidro, graças a uma parceria com a empresa de logística reversa Fausto Soluções Ambientais. O coletor exclusivo para garrafas está localizado em frente ao novo prédio da Associação de Catadores. Não podem ser descartados, espelhos, vidros de janela, utensílios de cerâmicas, lâmpadas, porcelanas, copos e similares.
Coruripe/Coleta
Desde o dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Ascamare está oficialmente apta para realizar a coleta seletiva dentro de Coruripe. O ato faz parte de uma ação envolvendo o Ministério Público do Trabalho de Alagoas (MPT/AL), a Prefeitura de Coruripe e a Secretaria do Meio Ambiente.
Maragogi/saúde
A prefeitura de Maragogi está realizando a campanha de vacinação da BCG que pode ser dada nas primeiras horas de vida do bebê. A vacina pode ser administrada até a criança completar 5 anos de idade e procurar um Posto de Saúde próximo. A vacinação é importante principalmente neste período de chuvas e muita umidade.
Arapiraca
A Prefeitura de Arapiraca, Receita Federal e Ministério Público Estadual (MPE/AL) estão repassando 20 kits de computadores para associações comunitárias locais.
Os equipamentos foram doados de apreensões realizadas pela Receita Federal do Brasil.
A formalização da entrega dos computadores ocorreu na tarde da última quarta-feira (28).