BLOG DO MOZART LUNA

Meio ambiente ganha com CTR no Sertão. Empresário de turismo de olho nas articulações políticas em Porto de Pedras. David Pedrosa conversa com governador sobre eleições. Sérgio Lira fortalece aliados para disputa eleitoral.

Sábado será inaugurado no Sertão de Alagoas a primeira Central de Tratamento de Resíduos (CTR). Um equipamento importante para preservação do meio ambiente em uma APA Federal. O bioma caatinga é o maior viveiro natural de pássaros silvestres, onde diversas espécies se reproduzem, inclusive a águia chilena, que tem ninhos nos Cânions do São Francisco. O mais importante é que estará garantido que todo lixo produzido pelas cidades da região em Alagoas, como também em outros estados da região, não joguem os resíduos no meio ambiente. Com a capacidade de receber 700 toneladas por dia, o empreendimento atenderá os municípios dos estados de Alagoas, Sergipe e Bahia. O equipamento tem uma área de 50 hectares com nove celulares e vai receber resíduos de classe 2 A e 2 B. Sua vida útil é de 30 anos. A inauguração ocorrerá amanhã, às 14 horas, em Delmiro Gouveia, numa solenidade que contará com a presença de prefeitos, representantes do Ministério Público, órgãos ambientais, empresários e o governador de Alagoas Paulo Dantas, além de secretários de estado. Para os ambientalistas, o iniciativa da Alagoas Ambiental, traz tranquilidade para as ações de preservação do meio ambiente, principalmente porque naquela região está um Área de Preservação Ambiental ( APA- Monumento do São Francisco) e também protege o bioma da caatinga, que é o maior viveiros de pássaros dos Brasil, além de abrigar insetos e animais essenciais para o equilíbrio do ecossistema.

Rio São Francisco

A CTR vai garantir que o lixo produzido pelos centros urbanos não seja jogado no meio ambiente e principalmente que estes dejetos cheguem ao rio São Francisco, o maior manancial hídrico responsável pelo fornecimento de água para milhões de pessoas. Alagoas foi o primeiro estado do Brasil a encerrar os lixões a céu aberto, que eram alimentados pelas prefeituras, que aderiram a esta iniciativa.

CTR/Custos

Com a chegada da CTR do Sertão, os custos com a operação de transporte serão economizados. Para a prefeita de Delmiro Gouveia Ziane Costa a economia será grande e os recursos poupados com o transporte para aterros sanitários mais distantes, serão direcionados para ações sociais e de saúde.  

CTR/Turismo

Já para os empresários de turismo, a CTR é um alívio que vai garantir que o meio ambiente sofra com a poluição e assim os atrativos turísticos naturais sofram com a presença de lixo jogado no meio ambiente.

Porto Calvo/política

O ex-prefeito de Porto Calvo, David Pedrosa esteve esta semana conversando com o governador Paulo Dantas. Na pauta o processo eleitoral no município em 2024. Segundo apuramos o ex-prefeito disse que só vai anunciar sua decisão para a eleição no final do ano. Enquanto isso, o nome de André Pirauá se fortalece como oposição.

Porto de Pedras

O nome do empresário Caio Borghetti continua em alta em Porto de Pedras para prefeito de Porto de Pedras. Os empresários de turismo do município desejam um nome que não se alinhe com o atual prefeito Henrique Vilela, que durante seu mandato sempre manteve uma relação agressiva com todos. O prefeito cobrava impostos e até chegou a exigir que os empresários mostrassem o faturamento dos estabelecimentos turísticos.

Porto de Pedras/aliança

A possibilidade de uma aliança entre o atual prefeito de Porto de Pedras com o ex-vereador de São do Quitunde, Caio Uchoa, não é bem visto pelo empresariado de turismo do município. Os empresários até gostaria de ver uma aliança de Uchoa com Borghetti, mas distante de Henrique Vilela.  

Maragogi/secretário

O vereador Paulo Nunes ganha mais força política ao assumir a secretaria municipal de assistência social em Maragogi. Com isso Nunes fica em pé de igualdade com seu principal adversário, dentro do grupo que está na administração, que são Gabriel Vasconcelos, vice-prefeito, e Daniel Vasconcelos, vereador e secretário de agricultura.

Maragogi/prefeito

O prefeito Sérgio Lira, ao nomear Paulo Nunes como secretário de assistência social, deu uma demonstração que deseja dar condições iguais aos aliados que pretendem disputar a prefeitura. O prefeito ainda não disse que será o seu escolhido, mas deve jogar esta escolha condicionada a pesquisa.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

Turismo impulsiona economia de Alagoas e é foi o setor que mais contribuiu para crescimento do PIB. Governador Paulo Dantas e secretária Bárbara Braga comemoram excelentes resultados em 2024.

PIB cresce em Alagoas Segundo informações do Governo de Alagoas, o Produto Interno Bruto (PIB) de Alagoas registrou crescimento de 3,2% e atingiu…
BLOG DO MOZART LUNA

FPM tem redução de 10%, efeito Black Friday. Rute Nezinho vai disputar eleição para deputada federal e desafiar Luciano Barbosa. Marcos Madeira vai também disputar eleição para deputado em 2026. "Imperador da Pindorama" está de olho na prefeitura de Coruripe. Deo tem a proteção dos senadores Renans. Plano diretor travado em Passo do Camaragibe.

FPM: queda de 10% As prefeituras brasileiras receberam R$ 1.435.776.519,41, de novembro. O valor é 10% menor que a mesma…
BLOG DO MOZART LUNA

CNM alerta para golpes nas prefeituras. Prefeitura de Maragogi faz ordenamento de ambulantes. Prefeito eleito de Maragogi continua sua agenda política. Pão de Açúcar ganha novos postos de saúde. Programação do Circuito Penedo do Cinema com

Prefeituras são vítimas de golpes A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça novamente aos gestores municipais a necessidade de estar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :