Um dos desafios dos gestores públicos é proporcionar aos cidadãos postos de trabalho e promover a cidadania. O trabalho dignifica e mais do que distribuir cestas básicas e gerar empregos deve ser o grande objetivo de quem tem responsabilidades de administrar a vida da coletividade. Assim é o grande desafio do governador Paulo Dantas, que definiu o combate à fome como sua grande prioridade. Combater a fome através de programas sociais que façam o socorro imediato de quem está passando pela necessidade básica de sobrevivência fornecendo alimento, mas também gerando postos de trabalho, que proporciona cidadania e dignidade. Atrair empreendimentos que gerem empregos deve ser a meta final, para isso é preciso desenvolver um trabalho de prospecção de investidores. Buscar empresas é um trabalho estratégico, que necessita de executivos com conhecimento e boas relações no mundo empresarial, dentro e fora do Brasil. Alagoas tem boas terras, um litoral rico e o rio São Francisco, um conjunto natural que deve ser oferecido de forma profissional, por quem tem network empresarial. O turismo e o comércio são as atividades que mais geram postos de trabalho. Na agricultura temos o canal do sertão, um grande equipamento hídrico para o agronegócio que precisa de aproveitamento. Uma das grandes descobertas atualmente é que o mel das abelhas do Sertão de Alagoas é um dos melhores do mundo, segundo análise realizada por laboratório em São Paulo. Um mel 100% limpo de pesticidas e de alto teor medicinal. Um projeto está em discussão nos municípios de Piranhas, Olho d’água do Casado e Delmiro Gouveia, para exportar este mel para Dubai. Alagoas é um estado rio, basta planejar e executar os projetos.
Mel/Exportação
Esta semana ocorreu uma videoconferência entre os prefeitos Tiago Freitas e Piranhas, Zé da Emater com o empresário interessado em exportar o mel produzido na região do Sertão para Dubai. O mel produzido pelas abelhas da caatinga é um dos melhores do mundo e atraiu o interesse para exportação como produto orgânico.
Jacuípe
Mais uma vez Jacuípe é invadida pelas águas do rio que deu o nome a cidade. Uma situação recorrente até mesmo com poucas chuvas. Jacuípe é uma cidade condenada pela Defesa Civil Nacional que recomendou desde 2010 quando ocorreu uma grande enchente, que foi relocada para parte mais alta. Contudo, os prefeitos que lá passaram e o atual nunca se mexeram para mudar a cidade para o ponto mais alto. Há quem diga que a enchente traz benefícios burocráticos com a suspensão de processo licitatório.
Coruripe
O anúncio da instalação de uma unidade do Grupo Internacional Vila Galé em Alagoas, desta vez em Coruripe, é uma grande conquista da gestão do governador Paulo Dantas. O empreendimento é no mesmo formato do que já existe em Barra de Santo Antônio. Um resort de 500 apartamentos que vai gerar já na obra mais de 300 empregos. Quando estiver funcionando serão 500 postos de trabalho.
Coruripe
A Prefeitura de Coruripe e a Marinha do Brasil realizaram um curso para 30 pescadores locais e aconteceu durante 15 dias na Colônia de Pescadores Z-10 no pontal. O curso contou com aulas teóricas e práticas sobre normas de segurança da navegação, primeiros socorros, consciência ambiental e muito mais, para assim deixá-los mais preparados para diversas situações.
Maragogi
Na manhã desta quinta-feira (06), a prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), realizou a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e os SUAS que queremos”. O evento aconteceu na Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro) e contou com a participação do secretário municipal de Assistência Social, Paulo Nunes.
Maragogi/conferência
A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social tem o intuito de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, para a consolidação do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, como Direito do Povo e Dever do Estado qualificando as discussões sobre o Financiamento Público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social, observando o II Plano Decenal 2016 a 2026.
Penedo/merenda
Em Penedo as merendeiras participaram de mais uma edição do Concurso, de aprendizagem sobre técnicas culinárias em uma formação prática em parceria com o Senac e a Embrapa. O objetivo é atualização e inovação para oferecer refeições saudáveis e sustentáveis aos nossos estudantes.
Barra de Santo Antônio
A Prefeita Lívia Carla de Barra de Santo Antônio assinou hoje, o Termo de Compromisso com a Busca Ativa Escola (BAE) que fortalece as ações com o objetivo de Identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da Escola ou em risco de evasão.
Santana do Ipanema
A 59ª Festa da Juventude, em Santana do Ipanema, foi um sucesso como a maior festa jovem do estado de Alagoas. Mesmo com muita chuva teve muita energia positiva pra dizer que nossa festa está só começando.
Olho d’água do Casado
A Escola Municipal Amélia Martins em Olho d’água do Casado realizou em parceria com membros do Assentamento Patativa do Assaré e do grupo Empreendedoras do Sertão – MAE, uma tarde de lazer e degustação de merenda escolar que é fornecida aos alunos. Foi um momento de integração social entre alunos e comunidade.