A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) agora conta com um novo canal para atender o público, o WhatsApp. Pelo número (61) 9 9155-4663, é possível solicitar informações e esclarecer dúvidas sobre o serviço de transporte aéreo no país. O atendimento automatizado funciona 24 horas e responde aos principais temas relacionados a passageiros e regulados. Já a interação com os atendentes está disponível todos os dias, das 8h às 20h.
O objetivo é facilitar o acesso à informação pelo cidadão, já que o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação amplamente utilizada pela população. Entre os benefícios esperados, estão agilidade no atendimento, maior comodidade, economia de recursos, aumento da acessibilidade e melhor experiência do usuário.
O novo canal é mais uma opção, entre os já oferecidos pela Agência via telefone e internet, para obter informações sobre temas de interesse de passageiros, profissionais da aviação civil e outros regulados, como regras de bagagem, direitos e deveres, reembolso, alteração de viagem, documentos para embarque, regulamentos, licenças, acesso a sistemas, entre outros.
A ferramenta é um recurso rápido de tira-dúvidas, mas, se o usuário entender que seu questionamento não foi contemplado ou se desejar fazer uma denúncia, reclamação, sugestão ou elogio, o relato será registrado pelo atendente na plataforma Fala.Br e direcionado às áreas técnicas da ANAC para análise e resposta.
As reclamações específicas sobre problemas com companhias aéreas devem direcionadas diretamente às empresas ou por meio do www.consumidor.gov.br. A ANAC monitora as demandas registradas na plataforma, assim como a Secretaria Nacional do Consumidor, os Procons, as Defensorias Públicas, os Ministérios Públicos e os Tribunais de Justiça.
Com a implementação do atendimento via WhatsApp, a ANAC reforça seu compromisso com a modernização, desburocratização e eficiência dos serviços prestados à sociedade.
Atenção
A ANAC não entra em contato pelo WhatsApp para solicitar senhas ou documentos. Se você receber esse tipo de mensagem, não responda. Se tiver dúvidas sobre a autenticidade do conteúdo, procure um dos nossos canais oficiais de atendimento.