Em Alagoas, cidades como Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, União dos Palmares e até destinos turísticos como Maragogi, necessitam urgentemente de investimento para melhorar a mobilidade urbana. Maceió está no limite do estrangulamento no fluxo do trânsito. Não tem mais horário para os congestionamentos, eles estão presentes nas principais vias de acesso, tanto em Maceió como Arapiraca, por exemplo. Para resolver o problema, o governo federal concedeu novo prazo para que os Municípios elaborem seus Planos de Mobilidade Urbana. Agora, cidades com mais de 250 mil habitantes têm até 12 de abril de 2024 para concluir o documento. Já municípios com até 250 mil habitantes ganham prazo até 12 de abril de 2025. As mudanças constam na Medida Provisória (MP) 1.179/2023, enviada ao Congresso Nacional e que passará pelo crivo da Câmara e do Senado. Outro ponto ainda não solucionado pela União é a questão do apoio financeiro. A CNM alertou ao Executivo federal que prorrogações anteriores não tiveram os efeitos esperados porque foram aplicadas de forma isolada. As gestões locais lidam com dificuldades técnicas e financeiras para formular o planejamento. Assim, para que de fato os Municípios avancem, a CNM reforçou a necessidade de o governo federal conceder, de maneira efetiva, o apoio técnico e financeiro, conforme definido pela Lei 12.587/2012. De acordo com estudo técnico da entidade, é preciso um investimento de cerca de R$ 260 milhões.
Planos
O Plano de Mobilidade Urbana é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), determinado pela Lei 12.587/2012. Ferramenta fundamental para o planejamento, contribui com a otimização dos deslocamentos diários da população e, portanto, com a qualidade de vida e a sustentabilidade.
Municípios
Municípios com mais de 20 mil habitantes são obrigados a elaborar e a aprovar planos de mobilidade, considerando serviços de transporte público, circulação viária, acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade, bem como a operação e o disciplinamento do transporte de carga na infraestrutura viária, entre outras diretrizes.
Pilar
A rotina na cidade de Pilar retoma, aos poucos, à normalidade após as fortes chuvas dos últimos dias. Com o suporte da Prefeitura, mais de 240 pessoas que se encontravam abrigadas em escolas da rede municipal estão retornando a suas casas, onde seguirão assistidas pelo Município.
Pilar/prevenção
Os danos, inclusive, foram menores se comparados a cheias anteriores, graças ao trabalho de prevenção desenvolvido pelas equipes da Prefeitura, que mobilizou todas as secretarias no sentido de minimizar o impacto de uma nova enchente, como explica o prefeito de Pilar, Renato Filho.
Coruripe
O prefeito Marcelo Beltrão participou da cerimônia de posse dos novos gestores escolares da rede municipal de ensino. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Coruripe. Os gestores das 20 unidades assumem para o biênio 2023/2025. Os gestores participaram de um processo seletivo de qualificação, de acordo com o edital nº 01/2023, com base no Projeto de Lei 4840/2022 sobre a Gestão Democrática do Ensino Público.
Arapiraca/Água
Arapiraca mesmo durante o inverno continua sofrendo com a falta de água nas torneiras. A Casal é a responsável pelo abastecimento da cidade. Além da falta de água, os inúmeros vazamentos nas cidades são um problema longe de ser resolvido.
Arapiraca/transporte
Os usuários dos transportes coletivos em Arapiraca denunciam que os idosos continuam sendo vítimas de maus tratos por parte dos motoristas. Os idosos são humilhados quando esquecem ou não têm a carteira de idoso para o transporte gratuito.
Arapiraca/Câmara
O novo presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Sérgio do Sindicato, está evitando contato com a imprensa e com os credores da Casa. Depois que assumiu a presidência da Câmara, Sérgio do Sindicato sumiu.
Penedo
A Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ) de Penedo, apresentou o plano de ação da Lei Paulo Gustavo para trabalhadores do setor audiovisual e agentes culturais que atuam em Penedo. A convocação reuniu mais de 50 pessoas no auditório da Casa de Aposentadoria.
Maragogi
As ruas de São Bento, em Maragogi, foram literalmente destruídas com as últimas chuvas, segundo os moradores. A situação se agravou após a empresa Verde Alagoas concluir os trabalhos de canalização que foi abandonada. Segundo ainda os moradores a empresa abriu os buracos para colocar os canos abandonou o local