A United Airlines se tornará a primeira companhia aérea dos EUA a voar entre os EUA continentais e as Filipinas em outubro. A nova rota, que serve Manila a partir de San Francisco, fará parte da contínua construção transpacífica da transportadora no próximo inverno, uma vez que adiciona ou retoma três rotas.
Atualmente, a United serve Manila a partir do território americano de Guam, bem como do país micronésio de Palau. Seu serviço diário de São Francisco será lançado em 29 de outubro usando aeronaves Boeing 777-300ER.
A United competirá contra a Philippine Airlines nessa rota. A Philippine também atende os destinos dos EUA de Los Angeles, Nova York JFK, Honolulu e Guam de Manila.
O vice-presidente sênior de rede global da United, Patrick Quayle, disse que a transportadora vem tentando há vários anos adicionar o serviço de Manila a partir dos EUA continentais, mas tem lutado para obter horários de chegada e partida no aeroporto de Manila.
A United já havia implementado um acúmulo substancial no Pacífico este ano e, excluindo a China, sua rede transpacífica será 40% maior que 2019 no próximo inverno, disse Quayle. Os voos da United para a China continuam sendo apenas uma pequena fração do que eram antes da Covid-19 devido a fortes restrições governamentais.
Além de San Francisco-Manila, a United adicionará duas outras rotas asiáticas antes do inverno: Los Angeles-Hong Kong e Los Angeles-Tóquio Narita. A rota de Hong Kong aumentará a oferta San Francisco-Hong Kong da United, enquanto Narita será o segundo aeroporto de Tóquio a receber serviços da United a partir de Los Angeles, juntando-se a Haneda.
Quayle disse que a demanda no Pacífico, excluindo a China, é robusta.
“Em geral, o Pacífico é tão forte, senão mais forte, do que o Atlântico hoje”, disse ele.