Desde julho de 2022, quando aderiu ao Projeto Liberdade no Ar, de combate ao tráfico de pessoas no setor aéreo em nível doméstico e internacional, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) dá continuidade ao apoio à iniciativa com participação em websérie de debates sobre o tema. A edição de 2023 da Websérie sobre Tráfico de Pessoas no Brasil tem início nesta quarta-feira, 19 de julho, e segue até dia 28 deste mês, sempre às 19h, no canal do YouTube da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Criança e da Juventude (Asbrad).
No evento de inauguração da websérie desta quarta-feira, serão lançados novos vídeos da campanha “Expectativa x Realidade” que contam duas histórias inspiradas em casos reais de tráfico de pessoas identificadas em 2023 e amplamente divulgadas na mídia. São narrativas impactantes que abordam situações de trabalho escravo e exploração de trabalhadores no exterior e em áreas rurais no Brasil.
A websérie é gratuita e dedicada ao aprimoramento do entendimento e enfrentamento do tráfico de pessoas no Brasil. Para acessar o conteúdo e se engajar na campanha contra o tráfico de pessoas, não é necessário cadastro prévio. Basta fazer a inscrição no canal do YouTube da Asbrad e aproveitar as mais de 10 horas de conteúdo online de alta qualidade.
No episódio do dia 26 de julho, a ANAC participará da live que debaterá o tema “Educação para o Combate ao Tráfico de Pessoas” e será representada pela servidora Priscilla Vieira, coordenadora do Projeto Liberdade do Ar na Agência.
Ao final de cada live, haverá entrega de certificado de participação. Aqueles que acompanharem até 4 episódios, ao vivo, poderão solicitar a emissão de um certificado de curso de inverno que será emitido pela Clínica do Trabalho Escravo e Tráfico de pessoas da UFMG.
As lives do Projeto Liberdade no Ar sobre tráfico de pessoas no Brasil tiveram início há 4 anos e promovem importantes debates sobre o tema, com entrevistas de especialistas e discussões sobre políticas públicas.
Acordo de cooperação
Em julho de 2022, a ANAC firmou acordo de cooperação com o Ministério Público do Trabalho (MPT) com o objetivo de fortalecer o combate ao tráfico de pessoas no setor aéreo brasileiro e internacional e ampliar o conhecimento sobre o tema. A iniciativa, lançada em 2020, conta com o envolvimento de diversas organizações nacionais e internacionais. Além da Asbrad, apoiam a iniciativa o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Confira a programação completa da Websérie Curso de Inverno:
Quarta-feira, 19 de julho
Episódio 01 – Cadeias Produtivas e Compromisso ESG (Ambiental, Social e de Governança)
Quinta-feira, 20 de julho
Episódio 02 – Participação Social no Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas
Segunda-feira, 24 de julho
Episódio 03 – Boas Práticas contra o Tráfico de Pessoas
Terça-feira, 25 de julho
Episódio 04 – Golpes Virtuais: As Falsas Promessas de Trabalho no Exterior
Quarta-feira, 26 de julho
Episódio 05 – Educação e o Combate ao Tráfico de Pessoas
Quinta-feira, 27 de julho
Episódio 06 – A importância da Lista Suja para o Combate ao Tráfico de Pessoas no Brasil