Notícias

Campanha divulga novos vídeos sobre prevenção ao tráfico de pessoas no Brasil

Desde julho de 2022, quando aderiu ao Projeto Liberdade no Ar, de combate ao tráfico de pessoas no setor aéreo em nível doméstico e internacional, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) dá continuidade ao apoio à iniciativa com participação em websérie de debates sobre o tema. A edição de 2023 da Websérie sobre Tráfico de Pessoas no Brasil tem início nesta quarta-feira, 19 de julho, e segue até dia 28 deste mês, sempre às 19h, no canal do YouTube da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Criança e da Juventude (Asbrad).

No evento de inauguração da websérie desta quarta-feira, serão lançados novos vídeos da campanha “Expectativa x Realidade” que contam duas histórias inspiradas em casos reais de tráfico de pessoas identificadas em 2023 e amplamente divulgadas na mídia. São narrativas impactantes que abordam situações de trabalho escravo e exploração de trabalhadores no exterior e em áreas rurais no Brasil.

A websérie é gratuita e dedicada ao aprimoramento do entendimento e enfrentamento do tráfico de pessoas no Brasil. Para acessar o conteúdo e se engajar na campanha contra o tráfico de pessoas, não é necessário cadastro prévio. Basta fazer a inscrição no canal do YouTube da Asbrad e aproveitar as mais de 10 horas de conteúdo online de alta qualidade.

No episódio do dia 26 de julho, a ANAC participará da live que debaterá o tema “Educação para o Combate ao Tráfico de Pessoas” e será representada pela servidora Priscilla Vieira, coordenadora do Projeto Liberdade do Ar na Agência.

Ao final de cada live, haverá entrega de certificado de participação. Aqueles que acompanharem até 4 episódios, ao vivo, poderão solicitar a emissão de um certificado de curso de inverno que será emitido pela Clínica do Trabalho Escravo e Tráfico de pessoas da UFMG.

As lives do Projeto Liberdade no Ar sobre tráfico de pessoas no Brasil tiveram início há 4 anos e promovem importantes debates sobre o tema, com entrevistas de especialistas e discussões sobre políticas públicas.

Acordo de cooperação

Em julho de 2022, a ANAC firmou acordo de cooperação com o Ministério Público do Trabalho (MPT) com o objetivo de fortalecer o combate ao tráfico de pessoas no setor aéreo brasileiro e internacional e ampliar o conhecimento sobre o tema. A iniciativa, lançada em 2020, conta com o envolvimento de diversas organizações nacionais e internacionais. Além da Asbrad, apoiam a iniciativa o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Confira a programação completa da Websérie Curso de Inverno:

Quarta-feira, 19 de julho

Episódio 01 – Cadeias Produtivas e Compromisso ESG (Ambiental, Social e de Governança)

Quinta-feira, 20 de julho

Episódio 02 – Participação Social no Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas

Segunda-feira, 24 de julho

Episódio 03 – Boas Práticas contra o Tráfico de Pessoas

Terça-feira, 25 de julho

Episódio 04 – Golpes Virtuais: As Falsas Promessas de Trabalho no Exterior

Quarta-feira, 26 de julho

Episódio 05 – Educação e o Combate ao Tráfico de Pessoas

Quinta-feira, 27 de julho

Episódio 06 – A importância da Lista Suja para o Combate ao Tráfico de Pessoas no Brasil

Artigos relacionados
Notícias

Oferta de assentos cresce 12% na alta temporada de verão

As companhias aéreas ABAETÉ, AZUL, GOL, LATAM e VOEPASS estão disponibilizando 29,8 milhões de assentos para voos domésticos e internacionais…
Notícias

Turismo deve movimentar maior valor dos últimos dez anos na alta temporada, totalizando R$ 157 bilhões

Atividades ligadas ao turismo brasileiro deverão faturar R$ 157,74 bilhões entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, período considerado…
Notícias

Cursos técnicos gratuitos abrem portas para carreiras na aviação

Tiveram início na segunda-feira, 11, as aulas dos cursos técnicos gratuitos em manutenção aeronáutica para alunos de baixa renda do…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :