A Prefeitura de Coruripe agora também conta com uma linha exclusiva para os Microempreendedores Individuais (MEIs), o Crédito do Trabalhador do Turismo, exclusivo para este segmento. A Prefeitura de Coruripe, por meio da Sala do Empreendedor, dará o suporte necessário para que o empresário individual deste setor tenha acesso a esse crédito especial disponibilizado pelo Governo do Estado, por meio da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas. Para ter acesso aos empréstimos, que vão de R$ 5 mil a R$ 21 mil, o microempresário individual pode ir a Sala do Empreendedor de Coruripe que está preparada para orientar e informar os MEIs, simplificando todo o processo ou pode agendar um horário para ir à sede da Desenvolve, em Maceió ou em Arapiraca, acessando o site www.desenvolve-al.com.br ou ligando para os números 3315-3468 / 98833-5856 / 988845212 . O tempo de pagamento quando a linha de crédito for liberada será de 21 meses de amortização e mais três de carência, somando um total de 24 meses, isento de IOF. São mais de 40 tipos de CNAE (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas) ligados à atividade turística como Microempreendedor Individual (MEI). Outro quesito, é possuir certificado de operador de turismo do Cadastur, emitido pelo Ministério do Turismo (Mtur), e que esta certificação esteja dentro do prazo de validade. Serão dispensadas Certidões Negativas de Débito, e restrições junto ao Serasa poderão ser sanadas durante o processo de solicitação, não inviabilizando a concessão.
Fungentur
A linha de crédito será viabilizada por meio de recursos oriundos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), sendo operacionalizados pela Desenvolve, no formato de crédito individual. Não haverá exigência de contrapartida e a taxa de juros será de 5% ao ano, acrescidos o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Pilar
No Pilar os formandos do curso de instrumentista industrial do Qualifica + Pilar, comemoram a conclusão da capacitação. Oito pilarenses agora estão prontos para ingressar no mercado de trabalho e seguir uma carreira promissora no setor sucroalcooleiro, petroquímico e em outras áreas da indústria.
Viçosa
A Prefeitura de Viçosa, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Agricultura, em parceria com a Emater/AL, forneceu seis toneladas de produtos oriundos da Agricultura Familiar. A iniciativa beneficiou famílias vinculadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e em situação de vulnerabilidade social
Messias
O município de Messias será o terceiro a testar o projeto-piloto Emprega Mais Alagoas, proposto pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq). O programa oferece capacitação e qualificação profissional para pessoas em vulnerabilidade social em parceria com as prefeituras. As inscrições estão abertas para oficinas na cidade.
Messias/cursos
Ao todo serão cinco cursos: Corte e Costura, Informática Básica e Avançada, Social Media, Design de Sobrancelha e Cabeleireiro para homens e mulheres. Para participar os interessados devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade, com RG, CPF e comprovante de residência. Após a conclusão das oficinas os participantes serão cadastrados no Sistema Nacional de Empregos (Sine) para concorrer a uma vaga e ingressar no mercado de trabalho.
Línguas/turismo
O professor e mestre em linguística, Ronaldo Leão, desenvolveu um método para aprendizagem de inglês de forma rápida e prática para que trabalha no setor de turismo. Ronaldo Leão é professor da Uneal e diretor do Instituto Línguas Estrangeiras (ILE). O curso é rápido e está aberto também para empresas que desejam capacitar seu colaboradores. Alagoas é um destino que esta em processo de internacionalização. Contato: ileonline.com.br
Litoral Norte
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está com inscrições abertas para cursos de idiomas gratuitos voltado a estudantes da rede estadual da região Norte. São 40 vagas para o curso de Inglês e a pré-matrícula iniciou sábado (15) no site http://sigepro.educacao.al.gov.br/selecao/. As aulas serão ministradas no Centro de Estadual de Línguas Professor Guedes de Miranda, na escola estadual de mesmo nome, em Porto Calvo.
Maragogi
Os professores e alunos do Ensino Fundamental do município de Maragogi deram início a um novo capítulo da educação pública municipal. Agora, o Sistema de Ensino Opet, modelo de ensino e material didático a nível de escola particular, foi implantado nas escolas municipais.
Maragogi/imagem
No último sábado, Maragogi realizou exposição das fotos do Concurso “Maragogi por Nossos Olhos”! Tivemos o prazer de compartilhar a interpretação única dos participantes sobre nossa cidade. As lentes capturaram a exuberante flora, as águas cristalinas e a vida marinha surpreendente de Maragogi. Cada imagem nos transporta para um mundo de beleza e inspiração.