Destaques

Fãs de ‘Oppenheimer’ vão se divertir no Atomic Museum de Las Vegas

Na escuridão misteriosa, os visitantes sentam-se no intimista Teatro Ground Zero do Atomic Museum, onde uma simulação de um teste acima do solo ocorre a cada 15 minutos. Primeiro, uma contagem regressiva, depois uma explosão de luz. Em seguida, um flash ainda mais brilhante, seguido por uma nuvem de cogumelo de fogo, o estrondo dos bancos e o som de uma explosão.

Os visitantes de Las Vegas cuja curiosidade é despertada pelo novo filme “Oppenheimer” podem visitar o Museu Atômico para explorar ainda mais a ciência e a tecnologia, bem como as implicações dos testes nucleares.

A visita autoguiada não inclui apenas informações sobre Robert Oppenheimer, o homem que liderou o desenvolvimento da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial, mas contexto político adicional que levou ao desenvolvimento do Nevada Test Site em 1951.

Uma exposição no Atomic Museum explora testes subterrâneos no Nevada Test Site.
Uma exposição no Atomic Museum explora testes subterrâneos no Nevada Test Site. Crédito da foto: Museu Atômico
O local, então conhecido como Nevada Proving Grounds e agora conhecido como Nevada National Security Site, cerca de 65 milhas a noroeste de Las Vegas, foi estabelecido para testar as novas armas. Antes de 1962, nuvens em forma de cogumelo de testes atmosféricos podiam ser vistas em Las Vegas e a até 160 quilômetros de distância. Os testes subterrâneos continuaram no local até 1992. Mais de 1.000 testes foram realizados ao longo de quatro décadas.

Anteriormente conhecido como Museu Nacional de Testes Atômicos, o museu foi rebatizado no ano passado como Museu Atômico, refletindo melhor sua missão mais ampla de aumentar o conhecimento sobre os efeitos sociais, políticos e culturais da indústria nuclear em todo o mundo.

“Atomic e Vegas são duas das palavras mais poderosas da língua inglesa”, disse Rob McCoy, CEO do museu. “Combinar os dois apenas aumenta nosso apelo para um público mais amplo. Ao adicionar novas e ampliadas perspectivas relacionadas à história nuclear no museu, esperamos gerar um maior senso de empolgação e curiosidade por todas as coisas atômicas.”

A coleção inclui milhares de fotografias raras, vídeos e mais de 3.500 artefatos e relatórios.

Um modelo imponente de um rack de diagnóstico na galeria de testes subterrâneos do museu mostra como ele mantinha armas nucleares e outros equipamentos em buracos de até 600 metros de profundidade.

Exposições atuais do Museu Atômico

Entre as exibições rotativas está “A bomba sem explosão”, que demonstra como os cientistas de hoje usam lasers, pequenas quantidades de explosivos e computadores para garantir a segurança e a confiabilidade do estoque de armas nucleares do condado sem testes subterrâneos.

“Trinity – O dia em que o mundo mudou” inclui uma réplica da primeira bomba atômica e “Beyond the Manhattan Project” explora como a equipe de gerenciamento ambiental do Departamento de Energia limpa locais afetados por décadas de produção de armas nucleares e pesquisa de energia nuclear.

A exposição “Teste atômico na cultura pop” do museu apresenta histórias em quadrinhos com temas atômicos, doces, brinquedos infantis e outros artefatos relacionados ao turismo atômico em Las Vegas.

O museu também abriga atualmente a exposição “Spy” em parceria com o Museu Criptológico Nacional da Agência de Segurança Nacional em Fort Meade, Maryland. A exposição, que não é permanente, mas atualmente não tem data de término, detalha como a NSA coletou inteligência de telemetria sobre mísseis e veículos espaciais de governos estrangeiros, ajudando os EUA a acompanhar a tecnologia.

Uma viga de aço do World Trade Center marca o início da guerra contra o terrorismo e como os socorristas de todo o país chegam a Nevada para aprender sobre os materiais nucleares que os terroristas podem usar.

A organização sem fins lucrativos Nevada Test Site Historical Foundation opera o Atomic Museum, um dos 37 museus designados como parceiros afiliados da Smithsonian Institution.

O museu (755 E. Flamingo Road, pouco mais de um quilômetro a leste da Strip) abre diariamente das 9h às 19h (até às 17h após 15 de setembro). Os ingressos gerais custam $ 29 (mais impostos e taxas) com descontos para idosos, militares e socorristas. Os hóspedes devem reservar de 1 a 2 horas para visitar.

Artigos relacionados
Destaques

Premiações internacionais onde o Brasil e os destinos nacionais foram destaque

O ano de 2024 foi cheio de premiações de turismo que elevaram a imagem do Brasil em todo o mundo….
Destaques

Brasil se consolida como um dos principais destinos da América do Sul

O Brasil acaba de bater o recorde de turistas internacionais visitando o país. Ao todo, foram mais de 6,621 milhões…
Destaques

Réveillon na Avenida Paulista terá diversidade musical

A festa de Réveillon da Avenida Paulista começará às 16h30 desta terça-feira (31), com apresentações musicais que vão até o…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :