DESTINOS

Santiago de Compostela quer taxa turística para evitar turismo descontrolado

Santiago de Compostela, o destino da famosa peregrinação do Caminho de Santiago em Espanha, quer introduzir uma taxa turística para segurar a superlotação. O que já foi proposto é que este imposto seja introduzido em 2025, no valor entre 0,50 e 2,50 euros por pessoa/noite, dependendo do tipo de alojamento.

Goretti Sanmartín, que recentemente tomou posse como a primeira mulher presidente da câmara municipal da cidade, anunciou planos para promover o turismo sustentável e tornar Santiago de Compostela um lugar melhor para os habitantes locais viverem, segundo a agência noticiosa espanhola Europa Press.

A ideia de uma taxa turística já tinha sido apresentada aos hoteleiros pelo antigo presidente da Câmara Municipal de Santiago, Xosé Sánchez Bugallo, em abril. Na altura foi proposto um imposto regional que poderia ser introduzido em 2025, a cobrar pelos hotéis e a custar entre 0,50 e 2,50 euros, dependendo do tipo de alojamento. Pensa-se que a taxa poderá angariar entre 2,5 a 3 milhões de euros por ano para Santiago, que se destinariam à manutenção do centro histórico da cidade. O popular destino na Galiza, recebeu quase 440 mil “peregrinos” em 2022.

Artigos relacionados
DESTINOSEVENTOS

Roadshows na Argentina promovem destinos paulistas

Com o objetivo de promover o Estado de São Paulo na América Latina, a Secretaria de Turismo e Viagens do…
DESTINOS

Estudo mercadológico da Seturec aponta novos setores que fortalecem a economia de Penedo

Quatro setores despontam no cenário da nova fase de desenvolvimento de Penedo, ascensão comprovada no estudo “Penedo: Tecido Empresarial em…
DESTINOS

Jandaíra oferece novos roteiros aos turistas que procuram o litoral norte da Bahia

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) iniciou em Mangue Seco, distrito do município de Jandaíra, na Costa dos Coqueiros,…