A grande maioria dos agentes de reservas on-line pesquisa viagens usando OTAs, de acordo com uma nova pesquisa do Expedia Group, um gigante OTA que é o número 2 na Power List de 2023 da Travel Weekly. A pesquisa Path to Purchase da Expedia constatou que 80% dos viajantes que reservaram viagens on-line recentemente usaram uma OTA nos 45 dias que antecederam uma reserva, tornando as OTAs o principal recurso para esse grupo. Os agentes de reservas online também usaram mecanismos de pesquisa (61%), mídias sociais (58%), sites de companhias aéreas (54%) e metasites de viagens (51%) ao planejar suas viagens.
A Expedia também descobriu que quatro em cada cinco pessoas que fazem reservas on-line visitam uma OTA “em algum momento” antes de fazer a reserva, “mesmo que os viajantes reservem em outro site”.
De acordo com a Expedia, quase 60% das pessoas que fazem reservas on-line não iniciam o processo de planejamento de viagem com um destino específico em mente.
A pesquisa também identificou quanto tempo os clientes online gastam pesquisando antes de fazer a reserva. Nos 45 dias anteriores à reserva, disse a Expedia, o cliente online médio gasta 303 minutos, ou mais de 5 horas, pesquisando o conteúdo da viagem. Os viajantes dos EUA, em particular, analisaram uma média de 277 páginas de conteúdo de viagem antes de fazer a reserva, acima da média de 141 páginas em vários mercados.
Essa pesquisa ocorre mais casualmente nos estágios iniciais de planejamento, com os responsáveis pela reserva on-line visualizando uma média de duas páginas e meia por dia, disse a Expedia. À medida que a reserva se aproxima, esse número aumenta, com uma média de 25 visualizações de página no dia em que o viajante reserva.
“Esta pesquisa destaca o quanto os viajantes pensam e consideram ao planejar uma viagem nas semanas que antecedem a reserva, pois procuram definir um nicho e refinar suas escolhas”, disse Cheryl Miller, vice-presidente sênior e diretora de marketing da Expedia para Negócios.
“Isso significa que há muitas oportunidades de se conectar com os viajantes antes que eles tomem suas decisões, destacando a importância da parceria, já que é essencial aparecer em vários pontos de contato e além dos canais de sua própria marca com a maior frequência possível ao longo desse caminho”.
A Luth Research conduziu a pesquisa para a Expedia de 24 de março a 19 de abril entre 5.713 participantes, com 18 anos ou mais, que reservaram viagens online nos últimos seis meses. O estudo também se baseou na tecnologia de medição passiva ZQ Intelligence da Luth e no banco de dados de comportamento digital, que analisou o caminho de compra para mais de 70.000 participantes em vários mercados.