DESTINOS

Agentes de viagens ajustam viagens por conta do calor recorde na Europa

As ondas de calor no sul da Europa neste verão foram tão intensas que os meios de comunicação de lá adotaram nomes tirados do submundo mitológico. Outro usou a citação “um forno de pizza gigante” para descrever a região sufocante.

Em partes da Grécia, Espanha e Itália neste mês, a temperatura subiu para 113 graus, no momento em que milhares de americanos desembarcaram no continente para as férias de verão.

A demanda reprimida sustentada por viajantes dos EUA para viagens à Europa, combinada com altas temperaturas constantes, resultou em uma situação desconfortável, exaustiva e possivelmente até perigosa para os viajantes. 

Mas consultores e operadoras de turismo disseram que os clientes, implacáveis, estão avançando com os planos. E eles estão fazendo o possível para ajudá-los a vencer o calor. Em alguns casos, os consultores estão se esforçando para reorganizar horários ou acomodações para manter seus clientes o mais tranquilos possível.

“A Europa tem sido nosso ponto problemático número 1 para esse tipo de coisa”, disse Adam Duckworth, presidente e fundador da Travelmation em Fort Lauderdale ( nº 55 na lista de poder de 2023 da Travel Weekly ).  

Os clientes estão verificando novamente se seus hotéis e carros alugados têm ar-condicionado, disse ele, e alguns estão cancelando passeios ou excursões ou pedindo a seus consultores que remarquem para o final do dia, quando o calor é menos intenso. 

Os fornecedores têm sido amplamente flexíveis ao fazer essas mudanças, dadas as circunstâncias, disse ele. 

“Houve algum trabalho para nossos consultores serem capazes de ressituar alguns de nossos [clientes] dessa maneira, mas isso é algo que existimos para fazer”, disse Duckworth.

Taunya Altamirano, proprietária da Live Love Drink Travel , uma franquia da Dream Vacations em Phoenix, disse que os clientes estão avançando com planos de viagem, especialmente clientes locais, para quem uma onda de calor extremo na Europa pode ser relativamente mais fria: as temperaturas em Phoenix subiram acima de 110 graus por mais de 20 dias seguidos. 

Mas eles estão pedindo excursões ou atividades que estejam fora do sol ou que ofereçam uma chance de se refrescar. Altamirano também viu um aumento nas solicitações de cruzeiros fluviais europeus de clientes que desejam visitar várias cidades com uma base com ar-condicionado.

Altamirano disse que os clientes estão mantendo suas viagens “porque ainda temos aquela situação de viagem de vingança. Eles estão apenas pedindo conselhos sobre como manter a calma”.

Christy Mahon, proprietária da franquia Dream Vacations Escape Artist Holidays em Branchville, NJ, esteve na Europa durante uma onda de calor no ano passado e colocou essa experiência em prática. Ela agora fala com os clientes sobre o calor antes de reservar e os alerta sobre temperaturas, multidões e falta de sombra, especialmente em alguns locais históricos da Europa. 

“Tive conversas mais preventivas com as pessoas, independentemente da idade, independentemente de terem dito ou não que o calor será um problema. Em alguns casos, estou cortando pela raiz”, Mahon disse, acrescentando que alguns clientes estão mudando suas viagens para as estações intermediárias.

Para quem vai viajar neste verão, Mahon costuma entrar em contato para perguntar como está indo a arrumação das malas e sugerir itens como guarda-sóis ou ventiladores portáteis. Ela disse que tenta aconselhá-los “sem abalar seus barcos”.

No solo em lugares quentes, operadoras de turismo e até mesmo algumas linhas de cruzeiro estão fazendo ajustes para manter os hóspedes mais frescos. 

A operação de pequenos navios deu à Windstar Cruises uma boa dose de flexibilidade. Stijn Creuptlandt, vice-presidente de operações hoteleiras e desenvolvimento de produtos da linha, disse que a Windstar ajustou seus horários de chegada e partida no Mediterrâneo para que os passageiros possam viajar pela manhã ou mais tarde à noite, quando está mais fresco.

Em Santorini, por exemplo, a Windstar adicionou um serviço de transporte em terra para os hóspedes, para que não tenham que caminhar ou esperar o bonde ou os burros para transportá-los no calor. 

A Windstar também ajustou suas próprias excursões em terra. Por exemplo, os hóspedes visitarão um monumento ao ar livre cedo, enquanto a temperatura é mais baixa, seguido de um passeio panorâmico com ar-condicionado. 

Junto com outros viajantes na Europa, a linha fez essas mudanças para se adaptar quando a principal atração de Atenas, a Acrópole, começou a fechar à tarde, depois que os trabalhadores do local disseram que o calor tornava as condições perigosas para trabalhadores e visitantes. 

Michael Thomas, um guia turístico de longa data para Trafalgar e outras marcas de turismo TTC, disse que o fechamento não foi um inconveniente, porque os passeios TTC visitam a Acrópole pela manhã. 

“Se você for a algum lugar como a Acrópole na Grécia ou as Grandes Pirâmides no Egito, sempre deve ir de manhã cedo”, disse Thomas. “Alguns desses grandes locais antigos têm muita pedra e, portanto, refletem muito calor. Se você puder encomendar seus ingressos com antecedência e entrar lá no primeiro ingresso do dia, passe uma ou duas horas no local. Depois, às 10 :30 da manhã quando o sol está ficando mais quente, você pode voltar para o hotel e relaxar.”

Ele ajuda a preparar os hóspedes, lembrando-os do básico: levar uma garrafa de água e usar mangas compridas, chapéus e protetor solar.

“Se eu sei que vai fazer muito calor na cidade em um dia, talvez à tarde eu os leve até uma montanha, onde é mais fresco”, disse Thomas, acrescentando que os hóspedes também podem optar por se refrescar no hotel ou em um café local durante uma excursão. “Não adianta ir ver algo se todo mundo está com tanto calor que não vai gostar.”

Joanne Gardner, vice-presidente de operações mundiais da Tauck, disse que a empresa opera menos partidas em julho e agosto porque muitos de seus hóspedes aposentados preferem viajar na baixa temporada.

“Portanto, com menos viagens operando, é mais fácil para nós fazer ajustes mais ou menos na hora”, disse ela, como alterar os itinerários dos cruzeiros fluviais para que os hóspedes passem mais tempo a bordo quando está quente.

“Estamos ajustando nossos cruzeiros fluviais para agendar mais aprendizado a bordo de palestras, demonstrações de culinária e degustações durante as partes mais quentes do dia”, disse Gardner.

Artigos relacionados
DESTINOS

Maranhão combina patrimônio histórico e belezas naturais únicas no Nordeste

O Maranhão se destaca no cenário turístico nacional por oferecer uma das combinações mais ricas do Brasil: a diversidade cultural…
DESTINOS

Compra de bilhetes aéreos para o Carnaval de SP cresce 11% em 2026, em relação ao mesmo período de 2025

Figurando entre os principais carnavais do mundo, a folia paulista está atraindo a atenção de turistas internacionais de todo o…
DESTINOSEVENTOS

Turismo Itaipu proporciona experiência de Carnaval com pôr do sol, show de samba ao vivo e gastronomia no Mirante do Vertedouro

Como parte da programação de Carnaval, o Turismo Itaipu promove nos dias 15 e 16 de fevereiro o Itaipu Sunset, uma experiência que combina música, gastronomia e contemplação do pôr do sol…