Destaques

Procura por antenas parabólicas digitais cresce em Alagoas

Com a chegada do 5G e o receio que o sinal transmitido pela TV aberta sofra interferências e interrupções, usuários da parabólica tradicional começam a migrar para o kit digital. Em Alagoas não é diferente, de acordo com lojistas especializados no produto, que afirmam que a procura pelo kit digital no estado tem crescido.

“As vendas cresceram muito, desde o início do ano, mesmo com a distribuição das antenas gratuitas. Quem recebe um aparelho pelo Governo, vem comprar outro aparelho e/ou estimula o vizinho a comprar. Aqui na loja, o crescimento foi notório nos primeiros seis meses do ano”, afirmou o representante da Casa da Parabólica, em Arapiraca, região Agreste de Alagoas.
A expectativa para o vendedor do ramo Rodrigo Vasconcelos, da Casa das Antenas, em Maceió é que, no segundo semestre, com a liberação do 5G para mais municípios, a procura e a compra pelos kits cresçam ainda mais.

A nova parabólica digital traz inúmeras vantagens em relação ao equipamento tradicional. Trata-se de um produto mais moderno, com recursos semelhantes aos da TV a cabo, como a possibilidade de conferir toda a programação diária do canal pelo controle remoto. Também há uma melhoria considerável na qualidade do som e da imagem e maior oferta de canais, com mais de 80 disponíveis. Outro detalhe importante é que o sinal continua gratuito, como sempre foi.

De acordo com Leandro Guerra, CEO da Siga Antenado, a redução do tamanho da antena também é uma novidade. “A troca é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar, isso significa que quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir à TV. Outro problema que o modelo tradicional enfrentará é o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida

Famílias

Em Alagoas, atualmente, famílias de baixa renda de 40 cidades podem fazer o agendamento para a instalação gratuita da nova parabólica digital. O serviço é destinado a pessoas inscritas em algum programa do Governo Federal (CadÚnico) e que têm a parabólica tradicional instalada e funcionando em casa.

O trabalho é realizado pela Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional significa que, quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir à TV, pois poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.

Confira as cidades que podem fazer o agendamento: Atalaia, Craíbas, Igaci, Lagoa da Canoa, São Luís do Quitunde, Anadia, Arapiraca, Belém, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campo Alegre, Coité do Nóia, Coqueiro Seco, Feira Grande, Flexeiras, Japaratinga, Jequiá da Praia, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maceió, Maragogi, Maribondo, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Passo de Camaragibe, Pilar, Piranhas, Porto de Pedras, Rio Largo, Roteiro, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Santa Luzia do Norte, Satuba, Tanque d’Arca e Taquarana.

Para saber se você tem direito, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.

Artigos relacionados
DestaquesEVENTOS

Embratur inicia celebração de seis décadas de existência com foco na diversidade e no futuro do turismo

Além de destacar o melhor momento da história do turismo internacional no país, a Embratur tem outro motivo para celebrar:…
DestaquesEVENTOS

Vencedores do Prêmio Rafael Manzano e da Medalha Richard H. Driehaus para a Conservação do Patrimônio 2025

Por: Fundação Culturas Construtivas Tradicionais https://culturasconstructivas.org/ O XIII Prémio Rafael Manzano de Nova Arquitetura Tradicional foi concedido pela Fundação Culturas Construtivas Tradicionais…
Destaques

Brasil lança plataforma global sobre parques naturais

O Brasil está abrindo uma nova janela para o mundo por meio do turismo de natureza. A Embratur, em parceria…