O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esteve no Ceará para reafirmar parcerias de promoção e fortalecimento do turismo do estado e município. Além da visita de pontos turísticos importantes da capital Fortaleza, Freixo visitou os municípios de Ubajara, Preá e Cumbuco. Após conversas com o trade, prefeitura, governos e órgãos públicos e privados, o presidente da Embratur afirmou que o Ceará está pronto para o turismo internacional.
“Vimos todo o potencial do Kitesurf, esta relação com o esporte e a recepção de um turismo estrangeiro muito forte. É incrível a experiência da visita na gruta, do bondinho, de um parque extraordinário coordenado pelo ICMBio. Então, fica comprovado que o Ceará não é só turismo de sol e praia, o Ceará é um lugar muito importante para que a gente possa divulgar nesse coração do Nordeste. Tenho certeza que a gente pode, cada vez mais, trazer turistas estrangeiros gerando emprego e renda para o estado. O Ceará está, definitivamente, inserido na prateleira do turismo internacional”, apontou.
Marcelo Freixo ressaltou, ainda, que o Ceará tem um grande potencial voltado ao turismo de experiências – grande atrativo para os turistas estrangeiros. “Entendi a diversidade do estado, e a Embratur quer ser parceira das iniciativas que já existem no Ceará e fazer com que o turismo continue proporcionando desenvolvimento socioeconômico. A gente sabe que os turistas internacionais buscam muito o turismo de experiência, a gastronomia, a cultura, e o Ceará, como um todo, junto com a capital Fortaleza são muito fortes nisso. O nosso objetivo é pensar como a gente conseguirá manter os turistas por mais tempo nesses destinos”, revelou.
O presidente da Embratur visitou ainda, nesta sexta-feira (18), o Centro de Eventos do Ceará acompanhado das secretárias de Turismo, Yrwana Albuquerque; de Cultura, Luísa Cela, e de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vilma Freire. “Temos nessa região uma procura muito grande de turistas internacionais. Mas podemos ir além, por isso tivemos com o presidente da Embratur visitando a região para planejar ações que venham impulsionar os números de visitantes”, ressaltou Yrwana Albuquerque.
Segundo o presidente da Embratur, o turismo é a grande atividade econômica do século XXI e, hoje, já responde a 8% do PIB brasileiro. No estado, a Embratur promove uma press trip na 31ª edição do Rally dos Sertões, que, este ano, tem como mote “Nosso palco é o Brasil”. Nas oito etapas do Rally dos Sertões de 2023, que seguirá até o dia 19 de agosto, os pilotos e navegadores passam pelas cidades de Petrolina (PE), Xique-Xique (BA), Crato (CE), Sobral (CE), Cruz (CE) e Preá (CE), na última etapa da competição.