A Embratur recebeu o fundador do Gastromotiva, o chef David Hertz, para um bate-papo sobre gastronomia social com a equipe da Agência. A organização oferece formação profissional a seus alunos para que se tornem empreendedores, auxiliares e chefs de cozinha. O objetivo é promover oportunidades que transformem vidas por meio da gastronomia.
A gastronomia fortalece o turismo e é parte importante da experiência dos estrangeiros que visitam o Brasil. Por meio da Coordenação de Cultura e Gastronomia, a Embratur aposta no turismo gastronômico como vitrine do Brasil no exterior.
“Falar sobre gastronomia e todas as suas nuances, como a gastronomia social faz todo sentido dentro da Embratur. É uma pauta que dialoga com os nossos objetivos e a atuação da nossa gestão”, pontuou a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil.
Social
O chef David Hertz compartilhou com os colaboradores da Embratur o trabalho realizado pela Gastromotiva. A ONG, que atua e tem projetos no mundo todo, utiliza o alimento como ferramenta de transformação social por meio da educação, inclusão e combate ao desperdício. Hertz explicou ainda que o Refettorio Gastromotiva reflete um pouco do trabalho e dos valores da ONG.
“Definimos três valores que norteiam nosso trabalho: equidade, direitos humanos e inclusão social. E dentro desse pensamento, criamos o Refettorio Gastromotiva, que é um restaurante-escola onde os alunos dos cursos da Gastromotiva, no Rio de Janeiro, e renomados chefs convidados cozinham e servem, voluntariamente, pessoas em situação de vulnerabilidade social. E aqui deixo o convite à Embratur para conhecer e atuar como voluntária neste projeto”, afirmou o chef.
Turismo gastronômico
A Embratur tem atuado no posicionamento do Brasil como um país referência em turismo gastronômico, valorizando a sustentabilidade, a biodiversidade e o patrimônio agroalimentar brasileiro.
Para a coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, o turismo gastronômico causa um impacto positivo nos turistas do mundo todo. “As nossas comidas, o nosso ‘fazer’ atrai muito os turistas, sobretudo os estrangeiros. Isso causa impacto nas pessoas, traz experiências e transforma as pessoas. A gastronomia social é inclusiva, empodera e fortalece oportunidades. É exatamente esse o olhar que temos dentro da Embratur ” reforçou.
Entre as ações da Agência que fortalecem o turismo gastronômico estão a promoção da gastronomia em campanhas publicitárias, como a lançada nos Estados Unidos em julho, e no roteiro das famtours e press trips realizadas em 2023.