A visita do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Arquitetônico Nacional (Iphan), Leandro Grass, à região dos Cânions de São Francisco, foi importantíssima para lançar um olhar mais atencioso das autoridades públicas para preservação dos prédios históricos existentes no Sertão de Alagoas. Muitos prédios com mais de 100 anos que fazem parte da história do povoamento da região estão sofrendo com a destruição e mudanças de suas características originais. Contudo, tem cidades como Piranhas, que graças aos gestores e o Iphan, o casario vem sendo preservado, mas em Delmiro Gouveia, muito da história presente na arquitetura de imóveis antigos e até mesmo em prédios empresariais, vem sendo modificado ou simplesmente destruído. Em Água Branca, o mesmo vem ocorrendo. O presidente do Iphan foi alertado para o que vem ocorrendo na região e pedido mais força e independência para a Superintendência do órgão em Alagoas, para evitar a ingerência política no apoio a destruição do patrimônio que ainda resta principalmente em Delmiro Gouveia e Água Branca. Estes dois municípios guardam muito da história do pioneiro do Sertão Nordestino, Delmiro da Cruz Gouveia, que chegou em Água Branca e foi acolhido pelo então coronel Ulisses Luna, e de ergueu a Fábrica da Pedra e instalou a primeira hidrelétrica do Nordeste, Angiquinho, que se encontra abonada pela Chesf. Muitos prédios antigos em Delmiro foram demolidos ou modificados em sua originalidade. Diante disso, se faz necessária uma ação conjunta dos Ministérios Públicos Estadual e Federal e Iphan para conter as mudanças da arquitetura original.
Piranhas/gastronomia
Começa dia 26 e vai até o dia 27 o Festival Gastronômico de Piranhas com uma grande programação que conta com apresentação de pratos regionais e também novidades criadas pelos chefs dos restaurantes do município. Haverá também apresentação culturais folclóricas e a boa música ao vivo. Os hotéis e pousadas já estão lotados e resta apenas casas para alugar.
Porto de Pedras
O empresário Caio Uchoa está conversando com todos os setores da sociedade de Porto de Pedras. Uchôa foi o grupo de Desbravadores da Escola Adventista de Porto de Pedras em um evento que leva um tema bastante importante: “abusos e maus-tratos que as mulheres passam na maternidade”. O evento é relativo ao mês lilás de conscientização da violência contra a mulher e fico feliz em poder participar de debates sobre esse tema que é tão importante.
Japaratinga/transparência
A gestão do prefeito Deo em Japaratinga conquistou o primeiro lugar em Alagoas no Ranking de qualidade das informações contábeis e fiscais da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) tendo como ano base em 2022. O respeito com o dinheiro público começa com transparência, responsabilidade e trabalho .Parabéns a toda equipe da Secretaria Municipal de Finanças.
Japaratinga/firme
O prefeito Deo de Japaratinga esteve reunido com vereadores, empresários e lideranças comunitárias do município, para fortalecer ainda mais as suas bases políticas, objetivando a eleição municipal de 2024. Deo tem uma grande aprovação de sua administração e uma baixa rejeição, dois itens fundamentais para sua reeleição.
Maragogi/assentamentos
Em Maragogi foi realizada a entrega de mais 120 óculos de grau do projeto “Um Olhar para o Futuro”, na Escola Municipal Yone Silvia Henzel, no assentamento Costa Dourada. A ação é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, com o intuito de diagnosticar problemas de visão em crianças da rede municipal de ensino. Vale destacar que Maragogi é o único município do Litoral Norte a executar esse projeto.
Coruripe
A Prefeitura de Coruripe em parceria com o Sebrae realizou um curso voltado para as mulheres empreendedoras de Coruripe. A iniciativa tem como propósito fortalecer a identidade feminina, promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento do empreendedorismo no município.
Santana do Ipanema
A prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhoes, participou de uma reunião com a equipe da plataforma Duog sobre a informatização das Unidades de Saúde do município. A prefeita acompanhou o funcionamento do sistema, que já está presente em 100% das Unidades da Atenção Básica, Média Complexidade e Vigilância em Saúde, além da proposta de novos serviços para melhor atender os usuários santanenses
Santana do Ipanema/livro
Santana do Ipanema esteve presente na Bienal do Livro em Alagoas e a prefeita Cristiane Bulhões acompanhada de sua mãe a ex-prefeita Renildes Bulhões participaram da palestra e do lançamento do livro “Memórias e reflexões de um filho dos cangaceiros Corisco e Dadá”, do querido santanense Sílvio Bulhões .
Santana do Ipanema
O lançamento aconteceu no estande da SWA Instituto e Editora, que tem representa tão bem Santana do Ipanema. A prefeita Cristiane Bulhões agradeceu o apoio ao cultura santanenses e parabenizou todos os autores que passaram e ainda vão passar pelo estande lançando as suas obras