AEROPORTOS

Setor aéreo movimenta mais de 8,4 milhões de passageiros em julho

Impulsionado pelas férias escolares, o mês de julho movimentou mais de 8,4 milhões de passageiros pelos aeroportos do país. Foi o que contabilizou o Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O número é 10,2% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado e está apenas 1,3% abaixo do registrado em 2019, ano de pré-pandemia. Entre os voos mais movimentados, a ponte-aérea Rio-São Paulo lidera, seguido por São Paulo-Porto Alegre e São Paulo-Brasília.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o mês de julho retrata a forte retomada das atividades turísticas no país. “Este bons números ressaltam a importância do setor aéreo para impulsionar o turismo brasileiro. Nosso setor vem mostrando a sua força para o desenvolvimento do país, com geração de emprego e renda, e desta forma, potente transformador de vidas”, disse.

O Relatório também trouxe os terminais de maior movimentação aparecem Guarulhos, Congonhas e o de Brasília, totalizando quase 35% de toda a movimentação registrada no período. Logo após, aparecem os terminais Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ); Campinas (SP) e Confins, em Belo Horizonte (MG), que centralizaram pouco mais de 17% do montante de pessoas.

Turista

Os passageiros que viajam de avião têm à disposição três edições da publicação “Consumidor Turista”, produzidos pelos Ministérios do Turismo (MTur) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Com linguagem clara e objetiva, os guias informam os direitos e deveres dos consumidores na preparação de viagens e contratação de serviços.

Entre as informações está a realização do check-in, presencial ou via internet, e a apresentação do cartão de embarque, on-line ou impresso, para a entrada no voo. Outra dica que o documento traz é a importância de se atentar à pontualidade. Mesmo que o viajante chegue e encontre a aeronave ainda estacionada, se o embarque já tiver sido encerrado, perderá o voo.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Aena inaugura sala multissensorial no Aeroporto de João Pessoa 

Maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, a Aena inaugurou uma sala multissensorial no Aeroporto de João Pessoa para…
AEROPORTOS

Câmeras do Aeroporto de Congonhas passam a integrar o Programa Smart Sampa  

A Aena e a Prefeitura de São Paulo anunciaram uma colaboração para integrar câmeras do Aeroporto de Congonhas ao programa Smart…
AEROPORTOSNEGÓCIOS

MPor realiza Market Sounding para venda assistida do Aeroporto do Galeão

Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), realiza nos dias 18 e 19 de novembro o Market Sounding da venda assistida…