O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Gilberto Castro, conversaram sobre a promoção dos destinos e experiências turísticas da capital mineira no exterior. No encontro, realizado em Brasília (DF), Freixo destacou a gastronomia e a cultura, como o carnaval de rua de BH, como potenciais turísticos para estrangeiros.
“A gastronomia mineira é espetacular. Belo Horizonte reúne toda a gastronomia de Minas Gerais e o mundo precisa conhecer e degustar esses sabores que só tem lá. E essa parceria com as prefeituras é decisiva para a promoção do turismo. Quanto mais integrado com os municípios, melhor”, disse Freixo.
Gilberto Castro afirmou que o posicionamento da Embratur em 2023 tem “a cara de BH” e elogiou a estratégia de promoção internacional do turismo adotada pela atual gestão da Agência, que tem como um dos pilares a divulgação do turismo gastronômico brasileiro no exterior.
“Para nós, é uma alegria enorme. Nos reconhecemos nesse novo olhar estratégico da Embratur. Eu acredito muito na promoção da gastronomia de Belo Horizonte porque é uma gastronomia verdadeira e passa por diversas outras experiências, como o turismo rural”, disse o presidente da Belotur.
Belo Horizonte é um dos quatro municípios brasileiros que possuem o título da Unesco de Cidades Criativas da Gastronomia. Uma das iguarias do estado mineiro é o Queijo Canastra, que foi protagonista de mais um episódio do minidocumentário “Turismo Transforma”, produzido pela Embratur e divulgado em agosto. Assista aqui: https://youtu.be/UpzMnmxnSdY.