CIA AÉREASMEIO AMBIENTE

LATAM e Airbus anunciam acordo para financiar estudo do MIT sobre descarbonização da aviação na América Latina

O grupo LATAM Airlines e a fabricante Airbus fecharam um acordo para o financiamento em conjunto de um estudo liderado pelo Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) sobre iniciativas para a descarbonização da aviação na América Latina. O material deve apresentar análises sobre os diferentes cenários para a implantação até 2050 dos Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF), além de explorar os caminhos relacionados ao hidrogênio de baixo carbono, captura direta de ar e bioenergia com captura e armazenamento de carbono. Os resultados devem ser apresentados em abril de 2024.

Batizado de “Opções para descarbonizar a aviação na América Latina de forma sustentável: uma avaliação das políticas de carbono, dos preços do carbono e do consumo de combustível na aviação até 2050”, o material também deve avaliar o uso de incentivos, impostos e demais instrumentos de compensação dos gases emitidos pela aviação. As análises fornecerão recomendações práticas para o Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru. 

“Por ser um setor complexo para o abatimento das emissões de carbono, sem uma solução abrangente de curto prazo, a neutralidade até 2050 não é algo que a indústria de aviação possa alcançar por conta própria. É necessário progredir para definir e implementar condições favoráveis e estruturas de políticas para a adoção de ferramentas como o SAF (combustível de aviação sustentável), compensação de carbono, novas tecnologias, além de eficiência operacional. Também é preciso garantir que essa transição seja sustentável para as pessoas seguirem se beneficiando da conectividade que a aviação oferece. Esperamos que este estudo possa orientar e impulsionar esforços colaborativos para avançar a descarbonização do setor na região”, afirma Juan José Tohá, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do LATAM Airlines Group. 

Guillaume Gressin, vice-presidente de Operações Internacionais, Estratégicas e Comerciais da Airbus América Latina e Caribe, completa: “A Airbus está focada em reduzir suas próprias emissões de carbono e está contribuindo para a missão estabelecida pela ICAO e pela ATAG para que a aviação alcance emissões líquidas zero até 2050. Pretendemos ser um ator estratégico na implementação desse roteiro e acolhemos iniciativas e políticas que incentivam a eficiência e a inovação, incluindo metas ambiciosas para aumentar a SAF”. 

A equipe do Programa Conjunto do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sobre Ciência e Política de Mudanças Globais (Programa Conjunto do MIT) é composta por cientistas naturais e sociais que estuda interações complexas entre sistemas globais co-evolutivos e interconectados e desenvolve projeções abrangentes de mudanças globais e regionais em diferentes cenários ambientais, econômicos e políticos. As projeções permitem que os tomadores de decisão dos setores público e privado avaliem melhor os impactos e os custos e benefícios associados aos possíveis cursos de ação. 

Artigos relacionados
CIA AÉREAS

Funcionários da TAP anunciam que participarão da greve geral marcada para o dia 11/12

Na próxima quinta-feira, dia 11 de dezembro, Portugal vai enfrentar uma greve geral que deve paralisar grande parte da malha…
CIA AÉREASDESTINOS

Gol vai oferecer voos diários entre Salvador e Porto Seguro

Após negociações com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a Gol Linhas Aéreas vai oferecer…
DestaquesMEIO AMBIENTE

Turismo de observação de aves ganha Catálogo de Experiências do Ministério do Turismo

Uma atividade que une conservação ambiental, conhecimento técnico e desenvolvimento sustentável acaba de ganhar um novo incentivo no Brasil. O…