EVENTOS

Arapiraca abraça a poesia falada em 1º Encontro de Slam

O Bosque das Arapiracas será palco de um movimento que valoriza a poesia jovem. No domingo (03), a partir das 16h, o microfone estará aberto para que a comunidade arapiraquense mostre seu talento com a poesia falada, no 1º encontro de Slam, promovido pela Batalha do Bosque.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, e nasceu a partir de conversas com jovens talentosos para um propósito claro: criar um espaço para que os poetas e rappers da região mostrem seu talento, declamando poesias autorais.

O organizador do evento, Dinho Nascimento, explica que mesmo que este primeiro encontro não seja uma batalha de Slam tradicional, ele surge como um incentivador para o movimento Slam na cidade. “Em Arapiraca, não conhecemos um movimento de Slam ativo, por isso achamos importante começar a mobilização para incentivar nossos jovens a escreverem poesias e mostrar a eles que haverá um espaço para eles exibirem seus trabalhos”, pontua.

Ainda segundo Dinho, todos são convidados a participar, desde crianças até idosos. Embora nesta primeira edição não haja premiação ou ranking, o objetivo é avaliar a receptividade do público e planejar futuros encontros mensais.

A secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Marília Albuquerque, destacou que o incentivo da pasta é importante para que novas manifestações artísticas ganhem força na cidade. “O trabalho que vem sido desenvolvido pelo Dinho, fortalece a autoestima de jovens periféricos. As batalhas de rimas, de poesia, são um movimento cultural, importantes para uma cultura de paz, que oportuniza o resgate de jovens em situação de vulnerabilidade através da arte e da música. O Slam trata exatamente disso”, destacou.

O Slam

O movimento slam surgiu nos Estados Unidos com Marc Smith, na década de 80, e foi e trazido ao Brasil em 2008 por Roberta Estrela D’Alva, como competição de poesia falada e autoral, criada para que o indivíduo exprima sua forma de reivindicar lugares de direito, de dar visibilidade às suas lutas e se colocar como protagonista de sua própria história.

Por: Ascom Arapiraca

Artigos relacionados
EVENTOS

Workshop Masterop Travel (WMT) começa em Maceió

O Workshop Masterop Travel (WMT) – um dos maiores eventos do trade turístico no Brasil que reúne agentes de viagens,…
EVENTOSLEVANTANDO ÂNCORAS

MSC Cruzeiros dá início ao Conexão MSC 2025, série de roadshows que percorrerá mais de 50 cidades do Brasil

A MSC Cruzeiros deu início, este mês, ao Conexão MSC 2025, uma série de roadshows para agentes de viagens que…
AEROPORTOSEVENTOS

MPor realiza evento para debater risco de fauna na aviação

A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolve, pela primeira…