O Qatar recebeu, entre janeiro e finais de agosto, 2,56 milhões de visitantes, número que representa uma subida de 157% face ao mesmo período de 2022 e que, segundo o Turismo do Qatar, se deve ao sucesso da organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2022, que decorreu no país.
“O crescimento do número de visitantes internacionais no Qatar é fruto da estratégia do Qatar Tourism para aproveitar o impulso do maior evento desportivo do mundo no final do ano passado”, considera Akbar Al-Baker, presidente do Qatar Tourism e CEO do Qatar Airways Group.
Segundo o Middle East Monitor, desde a realização da competição de futebol, que decorreu em novembro e dezembro de 2022, o Qatar já superou os números de chegadas anuais de 2022, com destaque para mercados como Arábia Saudita, Índia, Alemanha, EUA, Kuwait, Omã, Bahrein, Grã-Bretanha, Emirados Árabes Unidos e Paquistão, que compõem o Top 10 dos principais mercados emissores de turistas para o Qatar.
“Ao concentrar-nos nos mercados prioritários e através de uma abordagem multifacetada que prevê fortes esforços e iniciativas em todos os nossos pilares estratégicos, conseguimos receber visitantes de todos os cantos do mundo e mostrar a mistura perfeita de modernidade e autenticidade cultural que o Qatar oferece”, acrescenta Akbar Al-Baker.
Só em julho, avança o Arab News, o Qatar registou um aumento de 91,4% na entrada de visitantes, que chegaram aos 288.000, segundo o boletim de Estatísticas Mensais do Qatar, que foi publicado pela Autoridade de Planeamento e Estatística.
Recorde-se que, em abril, as autoridades do Qatar estimavam que, este ano, o número de visitantes no país registasse um aumento de 347% face ao ano passado, fruto do impacto do Campeonato do Mundo de Futebol de 2022, assim como de vários outros eventos que o país tem recebido em 2023.